ENRIQUEÇA SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O CARNAVAL AQUI NO SÓ KB NÓS


O carnaval é uma festa popular, que além do Brasil outros países europeus também comemoram. Nas diversas cidades brasileiras o carnaval ocorre geralmente no mês de fevereiro, iniciando-se no sábado e terminando na quarta-feira de cinzas. É uma festa que exalta o desabafo popular, o humor das multidões que cantam suas dores e alegrias. Antigamente era feito por blocos nas ruas e mais tarde passou a ser festejado também em clubes para pessoas de classe econômica mais abastada.

De onde veio o Carnaval?

A estação das flores sempre foi recebida com entusiasmo. Afinal, ela representa uma renovação da natureza. Desde a Grécia antiga, os agricultores viam este período do ano como uma espécie de renascimento e davam as boas vindas à primavera com grandes festas. As raízes do carnaval são associadas às estas celebrações. No Império Romano a comemoração era chamada de (saturnália) e aconteciam em reverência a Saturno, Deus da Agricultura. Com oito dias de duração, de 17 a 24 de dezembro, época de inverno do hemisfério norte, a festa servia para pedir sorte na colheita, o que só iria acontecer na primavera. Nesse perídodo, as pessoas se visitavam e trocavam presentes. Havia cerimônias religiosas, banquetes públicos e desfiles de carros que tinham a forma de barcos, os carros navalis . O carnaval de Veneza é descendente direto dessa festa. A saturnália romana incorporou-se ao calendário de festas cristãs no século IV. Até hoje nos países católicos, incluindo o Brasil, o carnaval se realiza nos últimos dias antes da quarta feira de cinzas, o primeiro dos quarenta dias da quaresma. Período de jejum e de penitência, a quaresma prepara as pessoas para a Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Os exageros das festas carnavalescas durante a idade média viraram um contraponto à introspecção da quaresma. Por causa disso, surgiram às expressões latinas carnem levare e carnelevarium (ambas significam tirar a carne), que também podem ter originado o termo carnaval. Foi essa a tradição medieval trazida pelos portugueses.

As Escolas de Samba

No Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e São Paulo, o carnaval é comemorado pelas escolas de samba. Cada escola de samba escolhe um tema para comemorar e faz seu samba, faz suas fantasias alegóricas, seus carros alegóricos, ensaiam tudo e esperam pelo dia do desfile; chegado o dia, todas as escolas de samba se reúnem no sambódromo e comissão a se apresentar fazendo um grande carnaval.

ESTA MATERIA É CONTEUDO DO GEOCITIES.COM,, viste a verdadeira fonte do conteúdo >>aqui<<

NOVO CD...ESPECIAL SÓ KB NÓS


Baixe Agora, um cd especial para animar seu carnaval de 2009. A melhor seleção de musicas confira... para baixa clique >>>aqui<<<
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR