BRASIL:: Arcebispo excomunga médicos e parentes de menina que fez aborto



Garota de 9 anos teria sido violentada pelo padastro. Médico diz que havia risco de morte caso gravidez continuasse.O arcebispo de Olinda e Recife excomungou nesta quarta-feira (4) a mãe, os médicos e outros envolvidos no aborto legal feito por uma menina de 9 anos. O padrastro confessou que abusava da menina desde os 6 anos.Ao justificar sua ação, dom José Cardoso Sobrinho disse que, aos olhos da Igreja, o aborto foi um crime e que a lei dos homens não está acima das leis de Deus.


A menina está em uma maternidade pública do Recife. Assim que foi internada, na terça-feira à noite, começou a receber doses de um medicamento para interromper a gravidez de gêmeos. No fim da manhã desta quarta, o aborto se consumou, segundo direção de hospital. "Se a gravidez continuasse, o dano seria pior, podendo levar a uma gravidez de alto risco.


O risco existiria até de morte ou de uma sequela definitiva de não poder mais engravidar”, explica o médico Olímpio Moraes.Mas, para a equipe médica, não foi uma decisão simples. A realização do aborto passou a contar com oposição declarada do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, um integrante da ala conservadora da Igreja. “A lei de Deus está acima de qualquer lei humana. Então, quando uma lei humana, quer dizer, uma lei promulgada pelos legisladores humanos, é contrária à lei de Deus, essa lei humana não tem nenhum valor”, acredita.


BRASIL:::Arcebispo diz que aborto é mais grave que pedofilia


O arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho, destaca não ter o poder de excomungar ninguém, mas do cânon número 1398, do Direito Canônico da Igreja Católica: "Quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae".


Leia mais aqui a entrevista com o arcebispo direto da fonte.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR