TOME CONHECIMENTO SOBRE.


O Relâmpago e o Trovão


Durante a formação de uma tempestade, verifica-se que ocorre uma separação de cargas elétricas, ficando as nuvens mais baixas eletrizadas negativamente, enquanto as nuvens mais altas se eletrizam positivamente. Várias experiências realizadas por pilotos de avião voando perigosamente através de tempestades comprovaram a existência desta separação de cargas.


Podemos concluir que existe, portanto, um campo elétrico entre as nuvens mais baixas e mais altas. A nuvem mais baixa, carregada negativamente, induz na superfície terrestre uma carga positiva, criando um campo elétrico entre elas.


À medida que vão avolumando as cargas elétricas nas nuvens, as intensidades destes campos vão aumentando, acabando por ultrapassar o valor da rigidez dielétrica do ar.


Quando isso acontece, o ar torna-se condutor e uma enorme centelha elétrica


( relâmpago ) salta de uma nuvem para outra ou de uma nuvem para a Terra
Esta descarga elétrica aquece o ar, provocando uma expansão que se propaga em forma de uma onda sonora que chega diretamente da descarga, como também pelas ondas refletidas em montanhas, prédios, etc.

Fatos e mitos sobre raios e tempestades


Raios nunca caem duas vezes no mesmo lugar!!

Grande mentira. Pelo contrário, raios adoram cair várias vezes no mesmo local. Aquele horrível mastro de bandeira que existe em Brasília, no meio da Praça dos 3 Poderes, já foi atingido por raios inúmeras vezes. Infelizmente, resistiu. Como vimos antes, a "descarga de conexão" costuma se iniciar em algo pontudo que se destaca da planura ao redor, como um prédio, uma árvore ou um peladeiro de campo de várzea. Na Idade Média era costume tocar o sino das igrejas durante as tempestades, para afastar os maus espíritos. Muito monge sineiro morreu por causa desse costume. Se você for surpreendido por uma tempestade no meio do campo aberto, nunca procure abrigo sob uma árvore isolada. Melhor deitar no chão e curtir um banho de chuva e lama.


É perigoso falar no telefone durante uma tempestade?


A verdade é que muito pouca gente morre dentro de casa, atingida por raios. Mas, uns poucos azarados morreram porque estavam no telefone quando um raio atingiu suas casas e propagou-se pela fiação. Portanto, se a tempestade lá fora estiver mesmo feia, use o celular. É mais seguro.
Contando os segundos entre o relâmpago e o trovão dá para saber a distância do raio.

FONTE: EDUCAR USP

É difícil a situação.


FOTO ABELHUDO NEWS clique na foto para ampliar


Mais uma vez choveu e a estrada fica cada vez pior, “o serviçozinho seboso” o que realizaram na estrada do sitio Brejo. Ontem foi mi passado que, alunos que moram nas proximidades do Beira Rio, vieram a pé ate Brecha, em meio ao lamaçal pois o carro não teve como ir pega-los. Veja na foto acima a situação.



E agora não vão fazer nada?

INFORMATIVO FELIPE GUERRA PELO AGENTE JOVEM PARTE VI FINAL


FOTO ABELHUDO NEWS clique na foto para ampliar
Barragem do Mirador


Se devemos falar em agricultura como fator importante para um possível desenvolvimento municipal, a Barragem do Mirador tem um papel de extrema importância sócio – econômica no nosso município.


Alem de um papel fundamental na pesca realizada em seus próprios córregos, ela já foi responsável por grandes vazantes de arroz, sem contar que naturalmente alimentou e deu abrigo a muitos animais, que necessita de tal habitat para sobreviver.


Em meio a um grupo de valores que se cria popularmente no decorrer de uma historia, percebe-se que existem alguns ligados a um lado especifico dessa comunidade. Um exemplo bem claro e diretamente ligado ao que nos referimos, (que é nossa barragem), é o fato de ter se criado um dito popular que a maioria das pessoas adultas conhece “cará da barragem”.


Após a realização de uma visita feita com o grupo “Agente Jovem”, a qual fazia parte das atas praticas do curso de capacitação em Turismo e Meio Ambiente, ministrado em 04 de abril de 2005, achou – se necessário levar ate vocês um pouco do que é nossa barragem e o seu valor social, econômico e cultural.


Localização


A Barragem do Mirador, está situada atrás do Serrote do Boqueirão, e suas margens alagadas chegam próximas as comunidades de Tabuleiro e Santana.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR