Hoje é dia da mentira, conheça a historia.


Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato que atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Antes dessa mudança, a festa de ano novo era comemorada no dia 25 de março e terminava após uma semana de duração, ou seja, no dia primeiro de abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga.

Isso virou motivo de chacota e gozação, por parte das pessoas que concordaram com a adoção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, daí o surgimento do dia 1º de abril como dia da mentira.


Aproximadamente duzentos anos mais tarde essas brincadeiras se espalharam por toda a Inglaterra e, consequentemente, para todo o mundo, ficando mais conhecida como o dia da mentira. Na França seu nome é “Poisson d’avril” e na Itália esse dia é conhecido como “pesce d’aprile”, ambos significando peixe de abril.

No Brasil, o primeiro Estado a adotar a brincadeira foi Pernambuco, onde uma informação mentirosa foi transmitida e desmentida no dia seguinte. “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, apresentou como notícia o falecimento de D. Pedro, fato que não havia acontecido. Walt Disney criou uma versão para o clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser ruim e prejudicial para a vida das pessoas.

Ziraldo, um escritor brasileiro da literatura infanto-juvenil, também conta histórias sobre as mentiras, através do tão famoso personagem, o Menino Maluquinho. Em "O Ilusionista", Maluquinho descobre o mal provocado por roubar, fingir e mentir. Pregar mentiras nesse dia é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado, afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Noticia - SAIA RODADA INTERNACIONAL...




Com shows na França, Espanha, Inglaterra e Barcelona, a nossa banda Saia Rodada estreou com o pé direito sua carreira internacional pelas principais cidades da Europa, com shows capitaneados por Raí, Natália e companhia. Arrasou!

Noticia da pagina Caraúbas acontece, no jornal o mossoroense.

RN - OAB QUER TRANSFERÊNCIA IMEDIATA OU LIBERDADE PARA OS PRESOS DA DEFUR




Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Olavo Hamilton, visita carceragem da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) e afirma que pedirá à justiça a transferência dos presos para a cadeia pública ou a liberdade deles.

Durante visita às celas da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur), o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Mossoró, advogado Olavo Hamilton, exigiu que o Estado adote providências para resolver o problema da superlotação.


O representante dos Direitos Humanos irá notificar hoje todos os juízes das varas penais da comarca de Mossoró, pedindo que os detentos sejam transferidos para a Cadeia Pública ou que sejam colocados em liberdade.

Leias mais o mossoroense

RN - Apodi lança edição 2009 do Programa AABB Comunidade


APODI - Em solenidade realizada no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a Prefeitura do Apodi através das Secretarias Municipal de Educação e Desenvolvimento Social, respectivamente, realizaram na manhã de ontem o lançamento da edição 2009 do Programa AABB Comunidade.

O evento contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Mara Marlizete Marinho Duarte, subcoodernador do Gabinete Civil, Tibúrcio Marinho, equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, gerente do Banco do Brasil, Robson Nemora, secretária-adjunta do Desenvolvimento Social, Ítala Raquel Senna, presidente da Associação Atlética Banco do Brasil, Francisco Souza, dentre várias outras autoridades.

O programa Integração AABB Comunidade destaca-se pela promoção da cidadania através de ações educativas integradas abrangendo o desenvolvimento das artes, atividades desportivas, educação ambiental, ensino de línguas, higiene e saúde e complemento pedagógico dentre outras atividades. Em Apodi, o Programa AABB Comunidade atende a 120 crianças de vários bairros da cidade que se reúnem três vezes por semana na área de lazer da Associação Atlética Banco do Brasil com atividades esportivas e recreativas. A coordenação do programa ficou com a professora Solange Reginaldo.

O gerente do Banco do Brasil, Robson Nemora, falou da importância do projeto e demonstrou interesse em lutar junto à superintendência do Banco do Brasil em ampliar o número de crianças atendidas, haja vista Apodi dispor de apenas 120 crianças matriculadas no AABB Comunidade.

Fonte: Gazeta do oeste
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR