Um dos destaques do Gazeta do Oeste Ed:do dia 5 de abril diz.

Felipe Guerra pode ter maior caverna do Nordeste


MÁRCIO MORAIS
Da Redação

FELIPE GUERRA - Uma equipe do Grupo Pierre Martino de Espeleologia (GPME) esteve visitando o município de Felipe Guerra, onde realizou trabalhos de pesquisa no Lajedo do Rosário, localizado na zona rural do município.No trabalho de pesquisa a equipe do grupo descobriu uma caverna com mais de 17 metros de altura.

De acordo com os pesquisadores, eles chegaram a mapear mais de 1.200 metros de linha de trena e que este foi apenas o início do mapeamento da caverna, que ficou incompleto considerando-a a maior caverna do RN e possivelmente a maior caverna do Nordeste.

O município de Felipe Guerra, a 351 quilômetros da capital do Estado, com uma população de 5.680 habitantes, possui um enorme potencial turístico, especialmente do Lajedo do Rosário, na comunidade de Rosário, distante 5 quilômetros da sede do município e da maior concentração de cavernas vivas do Rio Grande do Norte, todas elas concentradas entre a zona urbana e a zona rural e situada numa área privilegiada comparando-se às demais outras existentes no Estado.

Conforme estudos realizados pela Sociedade Espelológica Potiguar (SEP), das 219 cavernas no Estado do Rio Grande do Norte, somente no município de Felipe Guerra existem 129, tornando-se a maior quantidade de cavernas vivas e de grande formação geológica e que serve para desenvolver o turismo ecológico.

Embora seja promissora na área de ecoturismo, tendo um bom potencial há ser explorado e divulgado no Brasil, estudos feitos por entidades ambientalistas constataram que o município de Felipe Guerra além de ter a maior quantidade e qualidade de cavernas vivas do Estado, está entre as maiores do Nordeste, tudo isso favorece os poderes públicos, que já deveriam ter políticas públicas para a geração de emprego e renda, através da realização do turismo ecológico no município.

Convivendo com o abandono na atualidade, já que faz mais de uma década que geólogos tentam reunir autoridades para debaterem o potencial turístico e geológico de Felipe Guerra, todas as tentativas foram em vão, isso sem contar com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo que existe há mais de quatro anos e a população não conhece nenhum projeto por parte do referido órgão.

Tendo uma quantidade de cavernas catalogadas e de boa formação geológica, para os geólogos que estão pesquisando há mais de dez anos, a cidade desconhece a existência de quaisquer projetos por parte dos governos municipal e estadual no sentido da preservação, conservação, divulgação e promoção turística no âmbito do município e estadual a ser desenvolvido, o que segundo eles, já deveria existir, sendo que durante esse tempo poderia ter sido gerado dezenas de empregos na cidade e no campo.

A descoberta das cavernas e sua formação partiram desde o ano de 1996, durante a Semana Santa, quando os geólogos do Clube de Espelologia do Rio Grande do Norte (CERN), entidade ambientalista sediada em Natal, vieram através do Departamento de Biologia e Geologia Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Para o publicitário André Farkatt, "Felipe Guerra é um dos lugares do Brasil onde suas belezas naturais estão escondidas", opina ele que à época fez também vários questionamentos a respeito do potencial turístico existente e não ter nenhum investimento pelos governos municipal e estadual.

Desde o começo da pesquisa até os dias atuais, os geólogos constataram que a formação de cavernas vivas e grutas em Felipe Guerra, formando piscinas de águas cristalinas, estalactites e estalagmites, colunas, ninhos de pérolas e travertinos formam um grande potencial a ser explorado e mostrado aos milhares de turistas adeptos do turismo ecológico em diversas regiões do Brasil e no mundo, atraindo anualmente cerca de 30 milhões de pessoas, estatísticas referentes ao ano de 1991, de acordo com a Sociedade Brasileira de Espelologia (SBE) em busca do turismo ecológico.

Gazeta do oeste é a fonte

TORRE DA TIM RECEBE ULTIMOS AJUSTES


foto extraída do abelhudonews


Torre da operadora TIM recebe últimos ajustes para começar a funcionar em Felipe Guerra. A torre foi montada ontem, os trabalhos duraram praticamente o dia inteiro, agora falta pouco para que a procura por celular em nossa cidade aumente bastante



BRASIL - Crise devolve 563 mil à baixa renda


O ano de 2009 começou com uma reversão abrupta no crescimento da classe média - incluindo a classe C, a classe média popular - que caracterizou boa parte do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Somente em janeiro, a classe C nas seis maiores regiões metropolitanas do País perdeu 11% do seu crescimento no governo Lula.


No mês, um total de 563 mil pessoas caiu da classe C para as classes D e E nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Somando-se as classes A e B à C, a redução nas regiões metropolitanas chega a 765 mil, e é exatamente igual ao aumento das classes pobres, a D e a E.


O crescimento da classe C é uma marca do governo Lula e também um fenômeno global causado pelo boom econômico encerrado em setembro do ano passado, especialmente em países como a China e a Índia. As classes A e B, por sua vez, incluem o que normalmente se considera como classes média e média alta no Brasil.

As seis regiões metropolitanas representam apenas um quarto da população, e, portanto, o recuo da classe média em janeiro deve ter sido muito maior do que as 765 mil pessoas. Porém, segundo Marcelo Neri, do Centro de Política Social (CPS) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que fez os cálculos, não é possível extrapolar os números para a população como um todo.

portal IG é a fonte

MUNDO - Coreia do Norte não colocou nenhum satélite em órbita, diz Rússia


Moscou, 6 abr (EFE).- A Coreia do Norte não colocou em órbita nenhum satélite, afirmou hoje um alto representante do Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Rússia.

"Nosso sistema de controle do espaço cósmico não detectou a colocação em órbita do satélite norte-coreano. Segundo nossos dados, não há tal satélite em órbita", disse o oficial à agência russa "Interfax".

O regime comunista de Pyongyang assegurou ontem que lançou com sucesso um foguete de três peças que colocou em órbita seu satélite de comunicações Kwangmyongsong-2. EFE se/ma

portal IG é a fonte.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR