IMPRESSIONANTE: Robô canta durante feira no Japão


HRP-4C impressionou os visitantes da CEATEC JAPAN 2009, em Tóquio

Rafael Rigues

O Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia do Japão (AIST) continua a impressionar com suas criações robóticas. Seu robô feminino (ginóide, no termo correto) HRP-4C já havia chamado a atenção ao se apresentar como modelo durante a Tokyo Fashion Week em março deste ano, e novamente alguns meses depois ao aparecer vestida de noiva em um desfile da estilista japonesa Yumi Katsura.

Desta vez, a robozinha roubou a cena ao cantar para o público durante a CEATEC Japan 2009, a maior feira de tecnologia do Japão. Os visitantes podiam pedir músicas via iPhone, que eram interpretadas pela robô.

Na verdade, a demonstração foi uma combinação de duas tecnologias impressionantes: a robô forneceu a "presença de palco", embora limitada a meneios com a cabeça, e a articulação (perfeita) das sílabas. A música foi gerada pelo software Vocaloid, da Yamaha, um "sintetizador de canto" que pode ser instalado em qualquer PC, capaz de combinar letra e partitura em uma melodia bastante convincente, embora um tanto robotizada. LEIA MAIS

NO DE FATO!! Curso de Educação Física da Uern é substituído por Matemática


Apodi - O reitor Milton Marques de Medeiros está encerrando o Curso de Educação Física e iniciando o Curso de Matemática, no Núcleo Avançado da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Apodi. Os prefeitos dos cinco municípios da região reinvidicam a instalação de um Campus.

O anúncio do novo curso foi feito pelo diretor do Núcleo, professor Francisco Elmo Torres. Desde a criação do Núcleo Avançado de Apodi, em 2002, que a população apodiense conta apenas com os cursos de Letras e Educação Física. Ele explicou que a substituição do curso faz parte da rotação natural dos cursos. Ainda conforme Francisco Elmo Torres, um curso quando passa alguns anos, começa a saturar na região, ou seja, forma mais profissionais do que é necessário para atender o mercado e a própria academia.

É o caso do Curso de Educação Física em Apodi e muitos outros em outras cidades. Mas em Apodi, a cobrança é pela instalação de um Campus Avançado da Uern. A prefeita Goreti Pinto (PMDB) articula junto aos prefeitos de Felipe Guerra, Bras Costa (PMDB); de Itaú, Edson Melo (DEM); de Severiano Melo, Silvestre Monteiro (PSB) e Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiroz (DEM), para tratar do assunto.

A ideia é unir forças políticas para cobrar a instalação do Campus da Uern à governadora Wilma de Faria, que, inclusive, quando esteve em Apodi há poucos meses, chegou a garantir que o pleito seria atendido. "Este é um benefício para mais de 2 mil alunos universitários de várias cidades da região", diz Goreti Pinto. CONTINUE LENDO AQUI

FONTE: JORNAL DE FATO

PARCEIROS DA CAMPANHA


ESTÃO APOIANDO A CAMPANHA CRIANÇA FELIZ.


FELIPE GUERRA INFO POR: Edson Neres



GERUSA CONFECÇÕES

MAGAZINE ALMEIDA


ROBSTAR ORG: Roberlandio

FALTA VOCÊ
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR