A Importância da Ecologia Urbana para o Futuro da Humanidade


Hoje, mais de 50% da população mundial vive nas cidades. No Brasil já são mais de 80% de moradores em áreas urbanas. É um índice muito alto e mostra que o futuro de nosso planeta passa por soluções que terão de ser adotadas nessas cidades para que possamos preservar os nossos ecossistemas.

Para muitos estudiosos, as próprias cidades são consideradas ecossistemas vivos uma vez que têm diversas espécies interagindo entre si e com o meio ambiente.

Ecologia urbana é a relação do homem com meio urbano, ou com tudo que o cerca em uma cidade, sejam seres vivos ou coisas. Ela procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas, com suas conseqüências na qualidade de vida desses seres vivos.

O homem é o centro desse estudo. Ele é o maior culpado pelo desequilíbrio ocorrido em todos os ecossistemas de nosso planeta. Ele é a única espécie com capacidade de se autodestruir e de destruir as outras espécies.

Hoje parece pouco provável que o mesmo homem que destrói o que o cerca em uma velocidade impressionante venha a se preocupar com a preservação do meio ambiente nas cidades, justamente o lugar onde mais se consome insumos e energias e mais se produz resíduos sendo, portanto, as maiores poluidoras de nossos recursos naturais. Mas pode ser possível sim, desde que haja vontade dos líderes empresariais, políticos e comunitários, e que a sociedade se envolva de forma planejada, despertando uma nova consciência coletiva para a necessidade da mudança em nossos hábitos e costumes.

Quando se fala em ecologia urbana não se faz referência somente ao salvamento das árvores dos canteiros das ruas ou das praças, ou à despoluição dos rios ou mares que banham as cidades, ou mesmo à melhora da qualidade do ar que se respira. Claro que tudo isso também faz parte. Fala-se em buscar um equilíbrio pleno entre o progresso necessário para nossa sociedade moderna poder se desenvolver e a preservação do meio ambiente.

O uso de água, energia elétrica e de outros recursos naturais, bem como o despejo de resíduos no meio ambiente devem fazer parte da pauta de discussão na ecologia urbana, mas o assunto é muito mais complexo e exigirá maior engajamento dos poderes envolvidos.

Com o crescimento das cidades e das populações urbanas novas soluções devem ser encontradas para estes problemas. Não se pode ficar remendando idéias antigas e ultrapassadas, é necessário ousar, pensar à frente, ser visionário em relação às soluções para estes e para outros problemas que teremos de enfrentar nesta sociedade em constante transformação.

O estudo e o entendimento da ecologia urbana só é o começo, porém, o grande desafio é evitar o colapso das cidades que, com o crescimento acelerado, estão se tornando bombas-relógio prestes a explodir e com elas o futuro da humanidade.

por Luiz Fernando do Valle

Enem divulga locais de prova


O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos dias 5 e 6 de dezembro.

No primeiro dia os candidatos farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, as provas aplicadas são de liguagem códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Na última terça-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a decisão que garantia que os judeus fizessem o exame em uma data alternativa.

O caso

O Enem, que seria realizado nos dias 3 e 4 de outubro para 4,5 milhões de candidatos em 1,8 mil cidades do País, foi suspenso após indícios de que a prova foi furtada.

A reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" informou ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que foi procurada por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que entregaria em troca de R$ 500 mil. De acordo com o ministro, "a jornalista [que informou o ministério da ocorrência] fez uma descrição de alguns elementos constitutivos da prova".

Depois de ter sido alertado, o ministro reuniu a equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que constatou "fortes evidências" de que a prova teria sido furtada.

Após a constatação, o Ministério da Educação determinou novas datas para a realização do exame. As novas provas serão aplicadas nos próximos dias 5 e 6 de dezembro.


FONTE: PORTAL IG.COM

Leia mais sobre: Enem

VEM AÍ - 14 ANOS


HOJE NO DEFATO - Ufersa vai apostar em Arquitetura e Nutrição


Depois da euforia com a aprovação do curso de Direito pelo Ministério da Educação (MEC), na semana passada, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) já pensa em novas metas no projeto de ampliação na oferta de cursos de graduação da universidade. Os cursos de Arquitetura e Nutrição são os próximos alvos da reitoria da universidade, que promete intensificar essa luta assim como aconteceu com o curso de Direito.

A escolha pelos dois cursos, como prioridade, está vinculada às sugestões de pessoas da comunidade que, através do link 'Fale com o reitor', no site da universidade - www.ufersa.edu.br - enviam comentários, críticas e sugestões ao reitor da Ufersa, Josivan Barbosa. "Arquitetura e Nutrição lideram esses pedidos. Temos esse respeito pela comunidade, em ouvir seus anseios, e por isso decidimos por esses dois cursos", disse.

Para Josivan Barbosa, no caso do curso de Nutrição, o atual quadro de professores da instituição já daria para atender a demanda desse curso. "Boa parte dos professores poderia ser aproveitada dos outros cursos que estão ligados de alguma forma. Nesse quesito não haveria problema", comentou Josivan.
FONTE: JORNAL DE FATO
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR