Carnaval de Felipe Guerra


Faltam Oito dias para o inicio do carnaval de nossa cidade, esperamos que o mesmo seja realizado com muita segurança e organização assim como foi nosso réveillon. O policiamento e segurança no transito, sabemos que a maior causa de mortes fatalis é acidentes do carnaval e em nossa cidade o transito é muito desorganizado, é bom que pais de jovens menores não deixem seus filhos pilotar motos e veículos para a própria segurança. E que o conselho tutelar que vem mostrando um bom serviço que se intensifiquem. Carnaval com segurança é Carnaval alegre.

Um recado da equipe INFO

CIRCULAÇÃO NACIONAL - Info Gigante subterrânea


Espeleólogos mapeiam a caverna do Trapiá e descobrem que ela é a maior do Rio Grande do Norte. A gruta abriga tesouros naturais, como fósseis e formações rochosas raras na região.

Por: Sofia Moutinho

Abismo de 18 metros na entrada da caverna do Trapiá, no Rio Grande do Norte. Com 2.330 metros de comprimento, trata-se da maior caverna do Brasil formada em rochas do período Cretáceo (foto: Leda Zogbi).

Imagine-se em um lugar escuro, quente e de difícil locomoção, carregando 10 quilos de equipamento de exploração. Foi nessas condições que uma equipe de espeleólogos do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), descobriu que a caverna do Trapiá, no município de Felipe Guerra, no interior do Rio Grande do Norte, é a maior do estado, com 2.330 metros de comprimento (ou “desenvolvimento linear”, no jargão dos espeleólogos).

A gruta foi encontrada em 2003 por meio de um trabalho de prospecção iniciado após uma análise de imagens de satélite que revelavam as áreas com maior probabilidade de existência de cavernas. Algumas expedições preliminares foram realizadas em 2006 e 2007, mas devido às constantes inundações na região, somente no final do ano passado a equipe de espeleólogos iniciou o mapeamento em parceria com o Meandros Espeleo Clube. Por enquanto, o trabalho de topografia revelou que a caverna é a maior do Brasil formada em rochas do período Cretáceo – que vai de 144 a 65 milhões de anos atrás.

Veja uma galeria de fotos da caverna de Trapiá

“A caverna do Trapiá se destaca entre as demais do Rio Grande do Norte e levanta a possibilidade de novas descobertas na região”, diz o analista ambiental Diego de Medeiros Bento, integrante da equipe de exploração e coordenador do Cecav no Rio Grande do Norte. Segundo ele, a gruta difere do padrão das cavernas da região que em média não passam de 500 metros.

LEIA MAIS

fonte: Instituto Ciências Hoje

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR