Em 10 anos, Nordeste tem escalada de mortes violentas


O Mapa da Violência 2011 foi divulgado nesta manhã pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça

O Mapa da Violência 2011, divulgado nesta manhã pelo Instituto Sangari e Ministério da Justiça, revela que o Nordeste é hoje o que pode ser chamado de a grande "chaga" da violência no País. As Regiões Sul e Sudeste, embora com grandes diferenças nos resultados, estão conseguindo ao menos conter o crescimento da violência. Já o Nordeste - com o Norte fazendo parte desta dinâmica - é a região que registra o maior aumento de mortes por causas externas violentas, uma verdadeira escalada de homicídios, acidentes de trânsito e suicídios. O Mapa da Violência consolida dados da década entre 1998 e 2008.

Leia também

* Em cada três assassinatos no Brasil, dois são de negros
* Violência cresce no Norte e Nordeste
* São Paulo é o Estado com maior queda de homicídios
* São Paulo registra a menor taxa anual de homicídios

Enquanto a pobreza diminuiu no Nordeste, os homicídios aumentaram 65%, os suicídios, 80%, e os acidentes de trânsito, 37%. Na população jovem os índices são ainda piores: um crescimento de 49% nos acidentes, 94% nos homicídios e 92% nos suicídios. Estados como Alagoas e Bahia, que figuravam na parte de baixo do ranking da violência, agora pularam para as primeiras posições. Outros, como o Maranhão, quase quadruplicaram suas taxas de homicídio, saindo de taxas praticamente europeias, de cinco assassinatos por cem mil habitantes, para 20 por cem mil habitantes - um número ainda baixo, mas que mostra um crescimento assustador.

Para o pesquisador que preparou o Mapa da Violência 2011, Julio Jacobo Waiselfisz, o fenômeno da "desconcentração da violência" pegou o Nordeste no rastro da chegada dos novos polos econômicos. Esses polos surgiram por todo o Nordeste e alguns Estados no Norte, como o Pará, criaram empregos e renda, mas sem a estrutura de segurança pública do Estado. A região registra números crescentes de assaltos a banco, roubos de carros, tráfico de drogas, acidentes de moto, em locais onde mal existe uma delegacia e a fiscalização de normas de trânsito é praticamente inexiste.

O atual quadro brasileiro mostra que em nenhum Estado a taxa de homicídios fica abaixo de dez por cem mil habitantes, o máximo considerado aceitável. Em 1998, seis ostentavam números abaixo de dez. A menor taxa hoje é no Piauí, que apresenta um índice de 12,4 por cem mil habitantes, porém o número é mais do que o dobro de dez anos atrás. O Maranhão, que era o 27.º no ranking dos Estados, quadruplicou o índice, e só não aumentou mais sua posição no ranking - está em 21.º - porque outros subiram mais ainda. O Estado de Alagoas passou da 11.º posição para o 1.º lugar; o Pará saiu de 19.º para 4.º; Bahia, de 22.º para 8.º; Goiás, de 18.º para 12.º; e Sergipe, de 21.º para 14.º.


Fonte - IG.com

ALERTA - Dois casos de dengue hemorrágica confirmados


Mossoró já registrou os dois primeiros casos de dengue tipo hemorrágico deste ano. A informação foi confirmada pela Vigilância à Saúde. O órgão, no entanto, não informou dados sobre os pacientes, nem detalhes acerca das notificações deste tipo da endemia.

De acordo com o último levantamento divulgado pela Vigilância à Saúde, foram notificados no município 252 casos de dengue, dos quais 158 foram confirmados. O número de pessoas infectadas somente nos primeiros meses de 2011 supera os 133 casos registrados em todo o ano passado.

Em termos proporcionais, no ano passado foram confirmados uma média de 11 casos de dengue por mês. Enquanto que neste ano, a média mensal está em torno de 78 casos. O crescimento é preocupante e o alerta já foi feito pela Vigilância à Saúde.

Desde o início do ano, o Ministério da Saúde aponta Mossoró como uma das 24 cidades brasileiras com risco de surto de dengue. As recentes estatísticas reforçam essa previsão, embora o número de casos de dengue confirmados ainda não se configure como surto de epidemia. Diante do quadro, a Vigilância convoca a população a se unir no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Apesar das ações e campanhas desenvolvidas constantemente pelo órgão para prevenir a doença, a participação da sociedade é de suma importância para alcançar o objetivo esperado: controlar e reduzir os casos da doença no município.

As recomendações básicas para prevenir a doença são conhecidas pela população, como não deixar água parada, cobrir todos os potes e baldes, limpar frequentemente geláguas e geladeiras frost free. No entanto, esses hábitos simples precisam ser adotados na prática para mudar o quadro da dengue.
O Mossoroense

Programa Comunidade em Debate volta ao AR.




Pelas as ondas da FM Liberdade na comunidade de Santana, o programa comunidade em debate, dirigido e apresentado pelo Sr. Joel Canela. Em texto o blog Santana Noticia notifica presença confirmada de Vinicius Amorim,(PRB) presidente do poder legislativo e vereador da cidade de Caraúbas.

Horário das 12:00 as 14:00 do Sábado.

Caraúbas terá Carnaval de rua!


Confira as atrações:

* Sábado: Banda Inala, Swing Brasil e Axé Malícia

* Domingo: Tabakana e Axé Malícia

* Segunda-Feira: Amaré e Banda Pé de Ferro Elétrico

* Terça-Feira: Felipe Maikon e Axé Malícia
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR