SAÚDE


Especialista orienta como as mulheres podem se prevenir da doença
O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo, sendo o de maior incidência entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mesmo com a crescente incidência da doença, especialistas afirmam que é possível previr o câncer de mama. Além disso, os médicos alertam que se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico de cura é relativamente positivo.

De acordo com o oncologista e presidente da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer, doutor Cure de Medeiros, a incidência do câncer de mama nas mulheres começa a partir dos 40 anos de idade. No entanto, a faixa etária de incidência crescente e progressiva da doença compreende mulheres acima dos 50 anos de idade.

"O pico maior da doença se encontra com as mulheres acima de 50 anos. Mas há casos de câncer de mama com jovens de 20 anos. Por isso, os cuidados preventivos são importantes e devem ser tomados cada vez mais cedo", esclarece doutor Cure.

O especialista destaca que foi comprovado cientificamente que existem formas preventivas do câncer de mama. "A atividade física, a alimentação balanceada, ou seja, comendo menos e bem, evitando a obesidade e hábitos para uma vida saudável sem estresse são mecanismos de prevenção contra qualquer tipo de câncer, inclusive o de mama", explica o oncologista.

Mesmo realizando hábitos de vida saudável, doutor Cure de Medeiros ressalta que é necessário acompanhamento médico para diagnóstico precoce caso ocorra o surgimento do câncer.

"Acima dos 40 anos toda mulher deve fazer um exame de mamografia por ano. É um direito da mulher garantido por lei, se por ventura o médico se recuse a prescrever o exame, ela deve mudar de profissional e assim ser submetida à mamografia. Já as mulheres mais jovens devem fazer o autoexame de mama. Porém, as pessoas que tiveram incidência de câncer de mama na família precisam de cuidados redobrados, pois estão no grupo de risco em virtude do histórico familiar", enfatiza doutor Cure de Medeiros.
Justificar
As estatísticas comprovam o crescimento da doença no país. Segundo o Inca, no Brasil as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas. O instituto avalia que o diagnóstico da doença em estágios avançados seria a causa.

Em Mossoró, a equipe do jornal O Mossoroense procurou o Setor de Ensino e Pesquisa do Centro de Oncologia para requerer o boletim de casos de câncer de mama na cidade. No entanto, o Centro de Oncologia está sendo transferido, ficando impossibilitado de repassar as informações, pois o funcionamento será normalizado a partir do dia 7 de novembro.

O MOSSOROENSE

FELIPE GUERRA: FESTAS


AMANHÃ NA BUKEIRÃO CASA SHOW EM FELIPE GUERRA.

FELIPE GUERRA: CAVERNAS!


Cavenas será exibida hoje em rede nacional, pelo programa GOODNEWS da RedeTv.
Hoje (29) no Programa Good News da REDETV, e no próximo sábado (05/11) às 20:45 (horário local, 21:45 no horário de Brasília) será exibido dois programas sobre a criação do Parque Nacional da Furna Feia e sobre as cavernas do Estado do Rio Grande do Norte.

Esses programas resultaram de 3 dias de filmagens onde o Instituto Chico Mendes esteve acompanhando a equipe da REDETV em Mossoró, Baraúna e em Felipe Guerra.Não Percam!

Informações: Abelhudo News
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR