Espeleólogos fotografam cavernas do Oeste


A Sociedade Espeleológica Potiguar e o Cavernature, grupo formado por profissionais especializados em exploração de cavernas, estão mapeando, com fotografias, as Cavernas de Mossoró, Baraúna, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra e Martins. O trabalho, quando concluído, passará por um processo de seleção e edição e transformado em livro.

O comandante da expedição é o fotógrafo Jan Pierre Martins, que conta com o apoio de Solon Almeida Netto, Marcelo Kramer, Callys Hyurann e Hiram Oliveira. O primeiro trabalho foi realizado na Caverna Furna Feia, que fica localizada entre Mossoró e Baraúna. Depois estiveram em Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra e Martins.

No caso de governador Dix-sept Rosado, foram fotografadas e exploradas as cavernas: Ramadinhas, Gruta da Chuva, Gruta do Kanyon, Caverna do Labirinto e três dos vários abismos que compõem a cadeia de cavernas da cidade. Esta cadeia de cavernas em Governador Dix-sept Rosado fica próxima ao olho d'água popularmente conhecido por Poço Feio.

Em Felipe Guerra, a equipe explorou a caverna Trapiá, que já havia sido mapeada em 2009, por especialistas do Rio Grande do Norte e São Paulo. Nesta época, ficou constatado que Trapiá tem 2.330 metros de extensão. No entanto, nesta expedição não foram feitas fotografias em alta resolução capazes de mostrar a grandiosidade. Este detalhe foi destacado nas imagens de Jan Pierre realizadas este mês.

Em Martins, os especialistas realizaram várias fotografas. Mas teceram algumas observações quanto à manutenção da Casa de Pedra. "Sabe-se que cavernas são um dos ecossistemas mais sensíveis do planeta, mas desde então o ser humano vem utilizando-as para a prática do eco-turismo. Muitas vezes as explorações desorganizadas prejudicam as cavernas e toda a biodiversidade ali inserida, exemplo disso é a Casa de Pedra em Martins/RN", escreveu Jan Pierre. leia mais

Fonte: JornalDeFato

Multa bilionária


A Cosern foi condenada a pagar multa de R$ 1 bilhão e 350 milhões por ter terceirizado algumas de suas atividades. Quando foi vendida pelo Governo do Estado, a companhia energética – controlada pelo grupo Neoenergia – assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho, se comprometendo a não terceirizar suas atividades. A Cosern descumpriu o acordo. O crédito da notícia é do bem informado colunista Cláudio Humberto.

DeFato.Com

Fafá Rosado reconhece que vaga no Tribunal de Contas está na mesa de negociações da renúncia


A prefeita Fafá Rosado (DEM) admitiu em entrevista ao jornal Tribuna do Norte que pode renunciar ao cargo para o qual foi eleita para permanecer até 31 de dezembro. Ela também delimitou o final do mês de março como a época em que ela deve deixar o Palácio da Resistência, para que a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) tenha condições jurídicas de disputar a reeleição.

Na entrevista a prefeita deixou bem claro que a vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE), em aberto desde setembro, está na mesa de negociações e a vaga é para ela, que descartou a possibilidade de o marido e deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM) assumir o posto. "Leonardo irá permanecer na Assembleia cumprindo o seu mandato. Estamos conversando e trabalhamos a parceria com todo nosso grupo, não é só o DEM, mas são todos os partidos. E nosso grupo político entende que é importante ter uma cadeira na Assembleia com o deputado Leonardo ocupando. Está descartado. Não foi conversado sobre isso. É importante que o deputado Leonardo continue na Assembleia", destacou. leia mais na fonte

EQUIPES DAS RÁDIOS RESISTÊNCIA E DIFUSORA SOFREM ACIDENTE RUMO A GOIANINHA


     As equipes das Rádios Resistência (93,7 Mhz) e Difulsora (1170 Khz) ambas da cidade de Mossoró sofreram um acidente na noite desta quarta (08/02) após bater em um animal na pista rumo á Goianinha, onde iriam cobrir um jogo do campeonato Norte Rio Grandense de futebol.

O ACIDENTE

    Eles estavam em um veículo Corsa Sedam, quando na reta Tabajara na BR-304, já próximo ao município de Macaíba, colidiram com um animal e o carro veio a capotar.O acidente aconteceu por volta das 19h, Estavam a bordo do veículo : Alcivan Silva, Esaú Andrade, Elias Júnior, Ítalo Praxedes e Clistenes Júny, que iria trabalhar na partida como auxiliar (bandeirinha).

    Todos foram atendidos por equipes do SAMU que lhes deram os primeiros atendimentos, sendo encaminhados para hospitais próximos, infelizmente o bandeirinha e Polícial Militar Clistenes Júny, veio a falecer devido a uma pancada forte na cabeça que o levou a morte cerebral.

    Os radialistas Ítalo Praxedes e Elías Júnior já receberam alta, Elías Júnior é irmão do também radialista (e meu companheiro de fm Esperança) Edson Calixto, fica nossa preoculpação e desejo de melhora á Elías, e força á Edson Calixto.

FONTE DA FOTO : ROBSON CABUGI
    
POR : CARLOS JAKSON
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR