Seu Mané, um exemplo


Apresentada em 2008, esta reportagem foi elaborada com o intuito de conhecer a figura de Seu Mané, falecido no dia 8 deste mês
Seu Mané foi um ícone
da comunicação

Raimundo Antonio
Professor
Especial para o Expressão


O nome dele é Manoel Alves de Oliveira, popularmente conhecido como "Seu Mané da Rural". Figura lendária do rádio mossoroense, "Seu Mané" é um dos expoentes da microfonia local. Nós o entrevistamos, em 2008, enquanto ele conversava rodeado de amigos, na calçada de uma mercearia de um bairro periférico, entre jovens curiosos e meninos atrás de uma guloseima que, aliás, nunca deixa de fazer parte da prática de "Seu Mané" - essa distribuição de balas e confeitos para a meninada. Sujeito simples, autodidata, figura folclórica, já foi tema até de estudos, além das inúmeras entrevistas que concedeu, tanto para o rádio, quanto para a televisão.

Como o local era bastante descontraído, pedimos para que ele fizesse um relato de sua experiência no rádio local e contasse da sua maneira essa trajetória até os dias de hoje. Ele respondeu: "Quero iniciar meu relato pelas palavras memorizadas, em mim, do excelentíssimo senhor presidente da República, João Belchior Marques Goulart, quando de sua visita a Mossoró. Ele disse: 'A partir deste instante essa emissora está autorizada a funcionar para a prestação de serviços, especialmente, como emissora de educação rural'. Nunca vou esquecer-me desse dia. Era o dia 2 de abril de 1963, às 16h30 da tarde. Foi no governo de Dix-huit Rosado Maia e Aluízio Alves e tendo como bispo de Mossoró, Dom Gentil Diniz Barreto".

Só então ele deu início, de fato, ao seu relato:

"Chamo-me Manoel Alves de Oliveira, "o Seu Mané da Rural" apelido colocado por populares e que muito me orgulha. Comecei no rádio, na Rádio Rural, desde a sua inauguração, como controlista (hoje sonoplasta). Um ano depois, eu assumi a locação de um programa, no lugar do comunicador Demilson dos Santos, que por motivos particulares faltara ao expediente e, consequentemente, de apresentar o programa. Não tive medo, nem receio de fazê-lo. Fiz. No dia seguinte, fui chamado pelo bispo Dom Gentil Diniz Barreto, que na época era o pároco da Catedral de Santa Luzia e o administrador da emissora. Lembro-me bem, como se fosse hoje, das palavras pronunciadas pelo sacerdote, me interrogando: "- Por que foi você que apresentou o programa? Você mudou de posto?". Eu respondi que tinha sido uma emergência, causado devido à falta do locutor no seu horário. O bispo me parabenizou, dizendo que tinha assistido ao programa do local onde se encontrava - isso na zona rural da cidade. Ele me disse assim: "- O senhor acaba de mudar de posto. A partir de hoje, o programa é seu. E até hoje eu continuo fazendo programas na grade da emissora".

Nesse momento, um pedestre passou e gritou o seu nome, interrompendo a nossa conversa (comum quando se trata dele, pois o mesmo é muito popular, ao ponto de nos tempos áureos do rádio mossoroense, ele quando se deslocava para a feira da Cobal, uma multidão o rodeava e, normalmente, causava um tumulto, sendo preciso a sua retirada para que a rotina voltasse ao normal.

Cumprimentou o passante e voltou para o seu relato: "Naquele tempo o rádio assumia um papel social muito forte, sendo a principal ponte que ligava os interiores que não tinham a tecnologia do telefone em suas fazendas e sítios, e levava a informação tão esperada para essas famílias. Era comum se levar o 'recado' de quem morava, por exemplo, em Baraúna, para quem morava no sítio na zona rural de Assu. As cartas chegavam trazidas pelos mistos que faziam as rotas entre as cidades do interior, e vinham, todas, escritas com letras manuscritas, muitas vezes inteligíveis, um verdadeiro jogo de paciência para poder decifrar o que vinha anotado. Era comum a gente ter que se reunir, bem antes, para poder entender o que o ouvinte queria dizer, como, por exemplo, chegava uma carta que Dona Sebastiana, do sítio Olho D'água mandava para seu Raimundo no Sítio Esperança (não tinha endereço do município de origem, muito menos o do destino final) e a ortografia era apenas um garrancho nas linhas do papel. Nós sentávamos e íamos, com criatividade, fazendo o enredo até conseguirmos alguma coisa plausível entre o que era o pensamento de quem mandava e o que mandávamos para o ar. Por isso era normal ir para o ar: 'Seu Raimundo, amarre o garoto no mourão do curral e dê de comer, que a semana que vem eu mando ir buscá-lo para cá. Na verdade, era garrote o que estava escrito".

Aproveitamos uma pausa no relato, para perguntarmos ao "Seu Mané" quais eram as principais dificuldades da época em que ele começou a labutar na radiodifusão. "Eram os patrocínios. Eles davam cobertura e propiciava a manutenção de empregados e empresa. Os tempos eram difíceis, de muita seca, por isso nós tínhamos que 'ralar' muito para poder conseguir o patrocínio necessário para por o programa no ar, porém, no final, era compensador, com o retorno em forma de audiência e as chuvas de cartas que chegavam parabenizando-nos”, disse.

Profissão de professor ainda desvalorizada



O dia 15 de outubro é considerado, no Brasil, como o Dia do Professor. A profissão, apesar de ser uma das mais importantes para a sociedade, ainda não recebe a valorização almejada pelos que a exercem. Edilberto Rêgo é professor de História há 20 anos e elenca os principais problemas da profissão.

"Como os salários são baixos, os professores são obrigados a cumprir uma jornada dupla e muitas vezes tripla para poder complementar a renda. Além do desgaste dos docentes, isso faz com que não tenhamos tempo suficiente para preparar as aulas como é do nosso desejo, o que reflete na qualidade da educação como um todo", comenta Edilberto Rêgo. Para o docente, o Dia do Professor é importante para mostrar à sociedade que se a educação for valorizada ela só tem a ganhar.

 "A população sabe que a profissão não é valorizada e compreende nossa situação. No entanto, tudo muda quando os professores lutam por essa valorização. A sociedade não fica do nosso lado, mas sim do governo que insiste em falsear as informações. Então nós precisamos do apoio de todos pela valorização dos docentes", afirma. LER + NA FONTE

ATENÇÃO!


Estávamos um pouco ausente mais hoje retomamos as nossas atividades. E vamos levar para todos vocês, as mais variadas informações do dia a dia da nossa cidade, região, estado, Brasil e mundo.

O nosso portal de notícia esta preparando mais uma grande novidade, e em breve estará disponibilizando.

A evolução do nosso portal é muito importante e estamos trabalhando para que aconteça o mais breve possível.

Vem ai uma nova forma de interagir com todos. Uma nova forma de levar até você web leitor à informação precisa e certa.

No decorrer dessas ultimas semana que antecede Janeiro de 2013, muitas novidades vão surgir e em 18 do mês citado, completaremos (4) Quatro anos de hospedagem no BLOGGER. Agradecemos a cada um, pelo acesso procurando informações de qualidade. O portal 3.0 ficará ainda mais completo aguardem.

3.0 BETA

FELIPE GUERRA: COM SAÚDE E EDUCAÇÃO PREJUDICADAS, POPULAÇÃO PREPARA PROTESTO.


O prefeito Brás Costa, de Felipe Guerra deixou pagar o combustível dos veículos do transporte escolar, de comprar merenda dos estudantes, os insumos do hospital municipal já não existe mais, além do fato de não está havendo mais coleta de lixo. O quadro é de calamidade. Um protesto está sendo preparado contra a atual administração para a próxima semana.

Mas não era para existir quadro de calamidade em Felipe Guerra, rica em petróleo. Com pouco mais de 6 mil habitantes, o município de Felipe  Guerra já recebeu R$ 6.579.7809,30 em 2012 (AQUI). No próximo dia 20, haverá mais repasses. E estes recursos estão bloqueados pela Justiça para pagar, ao menos, os servidores municipais, fazer funcionar a saúde e educação.

Veja decisão da Justiça na íntegra AQUI.

Apesar de ser um ano de eleição, o qual o comum é o gestor se esforçar para ter votos e eleger o sucessor, o prefeito Brás de Costa fez o contrário: não pagou o salário dos servidores. Deixou atrasar cerca de cinco meses. Não pagou o transporte e nem com combustível dos veículos, deixando faltar também merenda nas escolas e insumos nos hospitais, segundo informa o Ministério Público Estadual com base em depoimentos de cinco servidores (AQUI).


OPINIÃO e uma QUESTÃO!

É muito estranho o comportamento do prefeito Braz Costa nesta eleição. Quando estava para se decidir o nome do seu sucessor, em reunião Braz Costa prometeu a ela que colocaria todos os trabalhadores públicos em dia, e ainda prometeu ajudar financeiramente na campanha da mesma.

Ao ver seus pedidos sendo aceitos e prometidos pelo o atual gestor, a candidata confirmou que iria disputar o legislativo e entraria de vez na campanha para tentar a sucessão na prefeitura.

Mais em dias de eleições e a campanha pegando fogo, o prefeito abriu mão das suas promessas e deixou sua candidata a ver navios, e assim com ela todos os funcionários públicos.

Atrasando todos os setores de funcionários, como da educação, saúde, administração geral de limpeza. Ou seja, encruzou os braços para campanha. Deixando a muitos eleitores com a pulga atrás da orelha e perguntando, será que o prefeito votou na sua sucessora?

Seria possível ter ocorrido um acordo com o grupo oposicionista para enfraquecer a candidata? Em troca o mesmo teria um desconto nas denuncias, caso a oposição vinhece ter êxito? Afinal Braz traiu sua candidata fazendo corpo mole? Foram muitas perguntas que rolaram e rolam pelas ruas da cidade.

Agora é esperar para ver, aonde isso tudo vai parar.

#SOMOSMAISFELIPEGUERRA
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR