Programa “Mais Você” da Rede Globo visitou a comunidade do Apanha Peixe e entrevista Nícolas: O pequeno Notável


O sucesso da criança superdotada Nícolas de apenas 3 anos de idade, morador da comunidade do Apanha Peixe, em Caraúbas/RN, com uma grande capacidade de domínio, tanto na língua portuguesa como inglesa, conhece os números, escreve e possui outros conhecimentos, como cantar o hino nacional, sua fama se espalhou por toda a região, sendo manchetes nos principais blogs do Rio Grande do Norte.




Hoje a fama do pequeno Nícolas é tão grande que primeiro chamou a atenção da INTERTV Cabugi, do programa Bom Dia RN TV 1ª Edição, e RN TV 2ª Edição, que para a surpresa de todos da reportagem, Nícolas deu um show, não demorou muito para a rede de televisão a nível nacional se interessasse pela história da criança superdotada do nordeste do interior potiguar.



O programa Câmera Record, que é apresentado por Marcos Hummel viram uma matéria veiculada no Icém Caraúbas (Clique aqui e veja a matéria) e o repórter Marcus Reis entrou em contato com o administrador do Icém que entregou o contato do pai do pequeno notável e não demorou muito para uma equipe da Rede Record de Televisão visitar a Escola Gregório Batista de Morais e a residência do Nícolas que encantou a todos (Confira a matéria).

Hoje, dia 11 de março de 2014, o programa “Mais Você” da Rede Globo, apresentada por Ana Maria Braga, enviou uma equipe para ver de perto a inteligência da criança superdotada.

O repórter Felipe visitou a residência do pequeno notável, que foi recebido com hino nacional cantado pelo garoto Nícolas. O repórter da rede globo pediu para a criança brincar com bola, carros entre outros, mas o desejo de Nícolas era brincar com os números e a leitura, quando foi apresentado um livro ele se animou, logo começou a ler e escreve, causando espanto para a equipe da reportagem.

Já na escola Nícolas leu em português, inglês e escreveu em algarismo romano, algo que só acredita quem ver. A professora do pequeno notável, Maria das Graças disse que desde 1 ano e meio que o Nícolas tem o interesse por livros e surpreende a todos com sua capacidade de aprendizagem.

O repórter Felipe informou que o programa sobre esta reportagem com Nícolas provavelmente será exibido na próxima semana.



Governadora Rosalba realiza sonho da população do Alto Oeste





E a cada dia que passa o sonho da RN-177 vai se concretizando. A estrada que ligará a cidade de Serrinha dos Pintos à BR-226, no Alto Oeste Potiguar, ganha vida.

A obra gerenciada pela construtora EIT está quase pronta, faltando somente a sinalização, e logo que concluída esta ação será inaugurada pelo Governo do RN.

Governos e mais governos passaram pelo Executivo Estadual e não fizeram a estrada. Há décadas essa obra era esperada, no Governo de Rosalba Ciarlini, esse sonho se tornou realidade.

Essa é uma obra que ficará marcada pela administração da mossoroense. Outras obras estão prontas em todo o RN como 150 quilômetros de novas estradas, a Arena das Dunas e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, além de outras obras em construção como a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, a Barragem de Umarizeira em Umarizal, o Pró-Transporte em Natal, mais de 180 quilômetros sendo recuperados por todo o Estado, e muito mais.

A nova RN-177 potencializará o turismo de Martins, uma das cidades mais procuradas pelos turistas para descanso e, também, para desfrutar das naturais que a serra oferece.A obra ainda garante fortalecer a economia local, além de melhorar o acesso as cidades polos no que tange a saúde.

Todo o respaldo pela obra tem que ser dado a Governadora Rosalba, que investiu mais de seis milhões de reais, para que a obra se tornasse realidade. Muita gente nem esperava que a estrada fosse iniciada, quiçá concluída, estavam desacreditados, mas a gestão da governadora atual tirou a obra do papel, do faz de conta e do empurra-empurra, e a tornou realidade.

O povo serrinhense e martinense em especial, enfim, todos os alto-oestanos parabeniza a Governadora por mais esse benefício.










Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice-prefeita de Serra do Mel

De Fato – O prefeito Fábio Bezerra de Oliveira, e a vice-prefeita Erivaneide Zacarias da Costa Sobral, da Serra do Mel, foram cassados pela juíza eleitoral Ana Clarissa Arruda Pereira, por impedir a circulação do transporte de eleitores no dia 7 abril de 2013, ocasião que aconteceu a eleição suplementar do município, e por colocar luzes verdes nas praças e paradas de ônibus.

A decisão, no entanto, não afasta o prefeito e a vice de imediato dos cargos. Só quando transitar em julgado. A comunicação da retenção dos transportes de eleitores foi feita a justiça Eleitoral pelo jornalista Joaquim Crispiniano Neto. O fato foi constatado pessoalmente pela promotora de justiça Ana Ximenes, que reforçou a tese de que o então prefeito interino e candidato a prefeito Fábio Bezerra havia determinado ao secretário Municipal de Transportes, Joab João de Moura que não liberasse ou emperrasse o transporte credenciado de circular.

Equipe da TV Ponta Negra/SBT grava reportagem no CDP de Apodi

Diretor Marcio Morais, dedicação total ao trabalho

Equipe da TV Ponta Negra, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), no Rio Grande do Norte, gravou uma reportagem no Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP/APODI), onde mostrara as ações de ressocialização dos cerca de 50 apenados que cumprem pena naquele estabelecimento penitenciário nos regimes fechado e semiaberto.
A reportagem foi produzida pelo repórter Fabiano Morais, devera ser exibido nessa quarta-feira, no Programa Patrulha Policial da TV Ponta Negra. 

CDP DE APODI-RN


Funcionando há quase quatro anos, o Centro de Detenção Provisória de Apodi, vem sendo exemplo dentro do Sistema Penitenciário potiguar. A unidade é dirigida pelo agente, Marcio Morais e conta com 10 agentes penitenciários. Nunca fora registrado fuga ou homicídio dentro da carceragem do CDP. Os presos têm mantido total disciplina e não existe o registro de nem um agente da unidade que responda por processos na justiça por maus tratos. 

Apenado Romario participa de cultos e da escola

No CDP de Apodi são desenvolvidos vários projetos que buscam garantir a “Ressocialização e a dignidade” dos apenados, com vistas a dar mais oportunidades de reinserção dos apenados na sociedade e no mercado de trabalho. Diariamente ocorrem palestras, oficinas, e outras atividades, bem como um projeto de evangelização, tudo isto com vistas a reinserir os apenados no mercado de trabalho. O CDP conta ainda com uma pequena biblioteca e com doações de livros de colaboradores.

Apenado  e estudante,Francisco Deassis
 “Recentemente recebemos a visita de visita de alunos e professor do curso de Direito da Faculdade Evolução do alto Oeste Potiguar – FACEP de Pau dos Ferros, agora recebemos a visita da equipa da TV Ponta Negra, isso é muito gratificante e prova a credibilidade do nosso trabalho e o nosso compromisso com a ressocialização dos apenados, esse trabalho é fruto do empenho e dedicação de todos os colegas agentes que atuam nesse estabelecimento penitenciário”, comentou Marcio Morais.

Professora Deuzirene
Atualmente a unidade conta com cerca de 50 detentos que cumprem pena nos regime fechado e semiaberto. São presos de cidades como Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo.

O que Kelps Lima acha da farra da verba de gabinete na AL?



O deputado Kelps Lima (Solidariedade), que de uma hora para outra se transformou no paladino dos bons costumes na política do RN, inclusive, fazendo campanha contra qualquer tipo de gasto do dinheiro público, bem poderia se pronunciar sobre a farra dele e dos colegas com a verba de gabinete. Kelps gastou quase 300 mil reais com a dita verba, devidamente legalizada com notas fiscais e outros documentos.

O deputado, que é contra a publicidade do Governo do Estado do RN, mas a favor da publicidade de Assembleia Legislativa, que também é paga com dinheiro público, tem a obrigação de se pronunciar sobre a farra da verba de gabinete, que ele participa com os outros 23 membros da Casa. Ou, se optar pelo silêncio, que não venha mais com lorota contra isso e aquilo, como se ele fosse um defensor do cofre público.

Aliás, Apodi já testemunhou alguns fatos e, garanto, não gostou. Isso na época que o prefeito era José Pinheiro, sogro do deputado Kelps Lima.



http://defato.com/blog/cesar-santos/2014/03/10/o-que-kelps-acha-da-verba-de-gabinete/



Após receberem diversas denúncias que um elemento estaria traficando drogas entre a Comunidade do Jucurí e Juremal Policias Militares da ROCAM 09 foram ate a comunidade do Juremal e não encontram com individuo. No retorno ao Jucurí os policiais deram de cara com o elemento identificado como Francisco Feliciano Filho 20 anos de idade morador do Sitio Barrinha zona rural de Mossoró que ao notar a presença da polícia tentou empreender fuga em uma moto tipo TRAXX 50cc efetuando disparos contra a polícia..

No revide o elemento levou a pior e morreu ao dar entrada no Hospital Tarcisio Maia,com ele foi encontrado um revolver calibre 38 com quatro munições deflagradas e uma intacta 24 trouxinhas de um pô que parece cocaína e diversas pedras de crack.






Juiz afasta delegado de polícia suspeito de cometer 7 crimes no RN

Getúlio Medeiros teria se negado a prender homem suspeito de homicídio.
Ele também vai responder por corrupção passiva, peculato e prevaricação.

 

O delegado de Polícia Civil Getúlio José de Medeiros, lotado no interior do Rio Grande do Norte, foi afastado de suas funções pelo juiz Luiz Cândido de Andrade Villaça, titular da Vara Criminal de Caicó. A determinação foi assinada nesta segunda-feira (10). Segundo o magistrado, o delegado é suspeito de sete crimes, entre os quais corrupção passiva, peculato e prevaricação (os dois últimos crimes cometido por funcionários públicos no exercício de sua função). O G1 tentou falar com Getúlio, mas o telefone dele estava desligado.

De acordo com a denúncia, os crimes cometidos pelo delegado teriam ocorrido enquanto ele estava à frente da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Caicó. Atualmente, o delegado estava lotado no município de Marcelino Vieira, no alto Oeste potiguar, onde, segundo as investigações, já há notícias de práticas semelhantes. O magistrado determinou ainda que o denunciado entregue sua carteira de identidade funcional na Secretaria Judiciária do Juízo e proibiu o bacharel de entrar em delegacias e prédios públicos.

 

Ainda de acordo com as determinações, o delegado deve atender a recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana. Além disso, deve se apresentar mensalmente ao juízo e está proibido de mudar de endereço sem autorização judicial - tudo sob pena de decretação de prisão preventiva em caso de descumprimento.

Operação Coiteiros

Getúlio Medeiros é suspeito de não ter feito a lavratura de flagrante delito contra um suspeito que teve a prisão decretada na operação Coiteiros, realizada pelo Ministério Público no dia 25 de fevereiro em cinco cidades da região Seridó e em uma da Grande Natal. O suspeito detido, segundo a polícia, é apontado como autor de homicídios e seria o braço operacional da organização criminosa denunciada pelo MP. Segundo o juiz, o preso foi conduzido à sede da delegacia regional por um agente da Polícia Civil e uma equipe de policiais militares, com todos os elementos jurídicos necessários para lavratura da sua prisão em flagrante por ter assassinado o próprio pai, fato ocorrido no dia 7 de setembro de 2012 na cidade de Jucurutu, também no Seridó.

Contudo, de acordo com o Ministério Público, o delegado não lavrou o flagrante e ainda liberou o suspeito, apenas colhendo o depoimento dele. O advogado do suspeito, ainda segundo o MP, é filho de Getúlio. Após a liberação, o preso teve prisão preventiva decretada, mas já estava foragido.

Apropriação de fianças e negociações ilícitas

O delegado Getúlio também é suspeito de crimes de peculato por apropriar-se de três fianças, uma delas integralmente. Em outros casos, segundo o MP, o delegado informava aos cidadãos flagranteados a fixação de um valor, mas, no papel consignava um valor menor e apropriava-se da diferença. Getúlio José ainda é suspeito de ter fixado uma fiança com valor quase insignificante (R$ 50) em um caso em que o filho dele, que é advogado, atuou. Neste caso, de acordo com as investigações, teria sido o próprio filho do delegado quem decidiu o valor da fiança.

Outra suspeita diz respeito ao recebimento de vantagem em negociação ilícita na delegacia, com apropriação de eletrodomésticos em uma ocorrência de crime contra o patrimônio. Na ocasião, o delegado teria ficado com os produtos, pagando quantia muito abaixo do mercado para a vítima e determinando aos acusados a apuração do restante da quantia para ressarcir a vítima. Em seguida, Getúlio teria arquivado o caso na delegacia, informando às partes que esse era um procedimento que ele adotava chamado de “polícia comunitária” - que consistia em resolver rapidamente os inquéritos na própria DP sem a necessidade de o caso ir à Justiça.


 http://g1.globo.com

Número de homicídios cai 40% durante carnaval 2014 no Rio Grande do Norte 


Membros da pasta da segurança pública do Rio Grande do Norte realizaram uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (6), na Governadoria, no Centro Administrativo, para apresentar os dados da Operação Carnaval 2014. O evento contou com a participação do secretário do Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, do comandante-Geral da Polícia Militar, cel. Francisco Araújo, do delegado-Geral adjunto da Polícia Civil, Adson Kepler, e da diretora-Geral do ITEP, Raquel Taveira. 

Na apresentação, coronel Francisco Araújo declarou que a Operação foi um sucesso, sobretudo pelo caráter de integração entre as quatro forças envolvidas em todo o Rio Grande do Norte.  Isso permitiu, por exemplo, a prisão de quatro foragidos da justiça e a apreensão de um quilo de cocaína na praia da Redinha. Também em relação a 2013, houve uma redução no número de ocorrências na região metropolitana. No ano passado foram registradas 148 notificações contra 93 deste ano. A Polícia de trânsito realizou a fiscalização de 2.369 veículos com aplicação de 721 testes de bafômetro e apreensão de 63 carteiras nacionais de habilitação (CNH).  

A Polícia Civil registrou uma queda de 40% no número de homicídios em comparação com o ano passado. Em 2014, 15 foram registrados contra 25 de 2013. Comparado com o Ceará, onde foram notificados 70 homicídios em três dias, o número potiguar coloca o estado como um dos melhores do Nordeste. De acordo com Adson Kepler, o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social foi essencial para a redução da taxa, assim como o pagamento adiantado das diárias operacionais para os profissionais envolvidos nas ações. 

Para o comandante-Geral da PM, Francisco Araújo, além da integração entre as forças da segurança pública, outro fator foi fundamental para o sucesso da operação deste ano. “Em 2014, fizemos um maior planejamento para resolver os problemas e realizar com êxito a Operação Carnaval. Instruímos os policiais a procurar sempre a mediação do conflito e, em último caso, efetuar a prisão ou apreensão. Isso permitiu que tivéssemos o carnaval mais tranquilo dos últimos anos. Nenhum registro de fuga foi notificado nos presídios, CDPs ou Ceducs do Rio Grande do Norte durante a folia de momo”, confirmou. 

O comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, cel. Elizeu Lisboa Dantas, ressaltou que em relação a 2012 houve um aumento de 270% nos atendimentos preventivos. Outra ação do Corpo de Bombeiros foi a produção de autos de interdição de trios elétricos que mostraram dissonâncias entre os projetos técnicos apresentados ao setor de engenharia do órgão. Além disso, a ampliação no número de guarda-vidas de 40 para 60, e incremento de 4 para 15 dos postos de salvamento, resultou em uma redução de 59% no número de ocorrências em  praias, açudes e barragens. 

Apesar de sempre funcionar normalmente durante todos os dias de folia, essa é a primeira vez que o Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) participa efetivamente da Operação Carnaval. O aumento no número de peritos em áreas de crime auxiliou a Polícia Militar e Polícia Civil nas ocorrências. 

A diretora-Geral do ITEP, Raquel Taveira, comentou que tanto Natal como as subcoordenadorias de Caicó e Mossoró, reportaram números positivos em relação a 2013. Em Natal duas equipes de perícia e três rabecões ficaram à disposição das autoridades policiais diariamente; Caicó, que não tem perito na subcoordenadoria, também recebeu uma equipe e mais um técnico para coleta de material para exames residuográficos; em Mossoró além da equipe de plantão, outro perito esteve de sobre aviso nos 4 dias de folia, e sempre era acionado quando os plantonistas tinham que se deslocar para outros municípios. 

O secretário de Sesed, Aldair da Rocha, fez um balanço sobre os números apresentados e disse que a operação foi um teste para o Mundial de 2014. “A integração entre a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e ITEP foi essencial para prestar o melhor serviço à população. Foi satisfatória a Operação Carnaval e essa será uma experiência contínua que já levaremos para a Copa do Mundo de 2014, que terá Natal como sede. Vamos continuar com o trabalho para os próximos eventos do estado”, finalizou.
  
 Clique aqui e aqui para ver as apresentações  


http://www.rn.gov.br

Governadora nomeia novo Secretário de Segurança Pública do RN 
 
Eliéser Girão é General de Brigada da Reserva do Exército Brasileiro

A Governadora Rosalba Ciarlini nomeia na edição desta terça-feira, 11, o novo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte. Trata-se do General de Brigada da Reserva do Exército Brasileiro Eliéser Girão Monteiro Filho.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 10, durante reunião com o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a cúpula da segurança estadual, em Natal.

Natural de Fortaleza (CE), o General Monteiro, de 59 anos, ingressou no Exército Brasileiro em 1973 e graduou-se em Ciências Militares da Arma de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras na turma de 1976. No ano seguinte, passou a servir como Aspirante a Oficial e Tenente no 16o BIMtz, em Natal, onde ficou até 1999.

Formado em Ciências Militares, Estratégia, Política e Alta Administração, ele foi Adjunto e Chefe da Subchefia da Casa Militar da Presidência da República no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso e ocupou, entre 2002 e 2004, o cargo diplomático de Adido de Defesa do Exército junto à Embaixada do Brasil na República da Polônia.

Durante os 36 anos na Ativa, o General Monteiro trabalhou em Natal, Resende (RJ), Recife, Rio de Janeiro, Petrópolis (RJ), Boa Vista e Brasília, tendo recebido mais de 30 condecorações nacionais e estrangeiras. Em Roraima, foi Comandante de Fronteira do 7o Batalhão de Infantaria da Selva e em Brasília, Diretor de Transporte e de Mobilização do Exército.

Ao passar para a Reserva, em 2009, assumiu a Secretaria de Segurança Pública de Roraima, onde exerceu funções junto ao Colégio Nacional dos Secretários de Segurança (CONSESP), idealizando a criação de Câmaras Temáticas para o estudo e apresentação de propostas ao Ministério da Justiça que dessem mais flexibilidade, eficiência e eficácia às ações de segurança pública. 

Em fevereiro de 2012, assumiu a Secretaria de Justiça e Cidadania e Roraima, sendo o presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas daquele estado. Liderou esforços públicos e privados junto às entidades de Roraima que atuam no tratamento da dependência química, criando várias campanhas de prevenção ao uso de drogas.

A posse do futuro Secretário ocorrerá até a próxima sexta-feira, 14. Até lá, o General Monteiro fará um trabalho de transição na SESED ao lado do atual secretário, o delegado da Polícia Federal Aldair da Rocha.



www.rn.gov.br
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR