Rosalba Ciarlini e Carlos Eduardo prometem unir esforços contra o caos na saúde pública


Gestores se reúnem com o ministro da
Saúde na próxima semana

Um “pacto pela saúde” entre Estado e Município foi a promessa que emergiu da reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), realizada na tarde desta quinta-feira (24), na Sala de Reuniões da Governadoria. Na próxima semana, provavelmente no dia 29 ou 30, ambos os gestores terão encontro com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a quem entregarão uma lista de reivindicações para reduzir o caos no setor.

“Dentro desse sentimento de somar forças, vamos apresentar as dificuldades ao Ministério para que possamos restabelecer a normalidade em Natal. Como o SUS é tripartite, é muito importante que haja um trabalho conjunto”, afirma a governadora. De acordo com ela, quando a Prefeitura deixa de cumprir a sua parte, sobrecarrega ainda mais as portas de entrada. “O esforço que o Governo está fazendo na saúde fica prejudicado porque os serviços do Município não estão na normalidade”, constata. Continur lendo na fonte

Consumidores têm redução na conta de energia elétrica


Valor do desconto será de 18% para
consumidores residenciais

A redução na tarifa de energia elétrica, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, entrou em vigor ontem, 24. Com a medida, os consumidores residenciais, ou consumidores de Baixa Tensão do Rio Grande do Norte, terão redução de 18% nas contas de energia elétrica, segundo informou, por e-mail, a Assessoria de Comunicação da Companhia Energética do RN (COSERN).

Já para as indústrias, ou consumidores atendidos em Alta Tensão, a redução poderá chegar a 32%, dependendo do nível de tensão de fornecimento.

Ainda de acordo com a Assessoria de Comunicação, “As novas tarifas de fornecimento de energia elétrica foram homologadas hoje (24/01/13) [ontem], na reunião pública extraordinária da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, com vigência a partir desta data”.

A redução, no entanto, só deve ser sentida no bolso dos consumidores no final do próximo mês.

Atualmente, o valor cobrado pelo Kilowatt/ hora para os consumidores residenciais é de R$ 0,36373/kWh (sem impostos e sem tributos). Mas as tarifas variam conforme a tensão de fornecimento e a classe de consumo. “Os consumidores residenciais de baixa renda, aqueles que dispõem de NIS, possuem descontos sobre esta tarifa”, informa o texto.

Atualmente a Cosern possui 101.164 consumidores em Mossoró.

GazetaDoOeste

Rede Globo volta a mostrar crise na saúde do RN


Reportagem volta a atacar falta de estrutura de atendimento à saúde

O Jornal Hoje, jornalístico vespertino exibido pela Rede Globo de Televisão, voltou a veicular reportagem com denúncias contra o atendimento do maior hospital do Rio Grande do Norte, o Walfredo Gurgel.

A reportagem exibida na tarde de ontem abordou com mais detalhes a crise de desabastecimento que atinge a unidade de atendimento que recebe casos de urgência e emergência de várias regiões do Rio Grande do Norte.

Após mostrar o caso de uso de fios de náilon para costura torácica de pacientes, o Jornal Hoje apresentou detalhes da precariedade no atendimento de pacientes que sofrem com o descaso mantido ao longo dos últimos meses.

Em meio às irregularidades flagradas pela equipe, um paciente responsável pelo bombeamento de um respirador mecânico em pleno atendimento.

Com 288 leitos, o hospital utiliza cerca de 120 macas que se espalham pelos corredores da unidade de atendimento. As limitações não estão ligadas apenas a estrutura de acomodação dos pacientes.

O chefe do setor de queimados do hospital, Edilson Carlos de Sousa, declarou à equipe de reportagem que falta em estoque a pomada Supradiazina. "É uma pomada que se usa no curativo dos queimados que não tendo esta pomada o índice de infecção aumenta muito", destaca o médico.

A falta de medicamentos estaria atingindo inclusive o setor de UTI do hospital. Segundo a reportagem, a farmácia que atende o hospital está com menos de 50% dos itens indispensáveis para o atendimento. Só de antibióticos faltam cerca de 18 medicamentos tidos como indispensáveis.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Esaú Girino, foram liberados no início desta semana R$ 455 mil para compra imediata de medicamentos. O secretário destacou que um levantamento para mudanças no sistema de gestão estaria sendo trabalhado como forma de amenizar o impacto da falta de medicamentos e suprimentos.

OMossoroense
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR