TERÇA-FEIRA, 18 DE FEVEREIRO DE 2014


Paciente diz estar 6 meses sem receber medicamento de hipertensão

Enquanto a Saúde Pública de Felipe Guerra, é usada como "carro-chefe" da atual gestão, nosso espaço toma conhecimento de situações que mostram que a deficiência ainda se faz presente na saúde do nosso município.

É o caso da paciente Maria Rita de Oliveira Sena, moradora da comunidade rural de Arapuá, que sofre de hipertensão arterial e diz estar 6 (seis) meses, sem receber medicamento na Farmácia Básica do município. 

Conforme consta no cartão do hipertenso o qual a mesma é titular, a paciente não recebe um medicamento denominado propanolol, desde 30 de agosto de 2013. Segundo a cidadã, a mesma já procurou por diversas vezes a Farmácia Básica do município sem êxito, pois, sempre informam que não há o referido medicamento disponível. propanolol é um medicamento garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Na manhã de hoje, com cópia do cartão do hipertenso da senhora Maria Rita, procuramos a Secretaria Municipal de Saúde do município, que tem à frente a Dra. Girlene Ferreira. Recebidos pela Coordenadora da Atenção Básica, senhora Cristiane Myrla, fomos informados que, naquela ocasião, tanto a Secretária quanto a Subsecretária, se encontravam em Natal, tratando de interesses da Saúde Pública do município. 

Ao expormos a situação para a senhora Cristiane Myrla, a mesma justificou que: desconhecia o caso, mas, reconhecia que situações do tipo podem realmente estar acontecendo, em função do fato de que, a demanda de medicamentos, é sempre superior a oferta do SUS. Ainda segundo Cristiane, o orçamento para aquisição de medicamentos assegurados pelo SUS, gira em torno dos R$ 2 mil reais e que a Secretaria Municipal de Saúde, tem complementado com cerca de 50% desse valor, para garantir a assistência básica a população. Mesmo diante das dificuldades, a Coordenadora garantiu que, a farmácia básica tem disponibilizados o referido dentre outros medicamentos, regularmente a população. Segundo ela, o que pode estar havendo, é que à paciente deve estar tendo a infelicidade de procurar a Farmácia Básica, justamente em momentos em que seu medicamento se encontra em falta, já que, é comum o estoque chegar em o dia e logo acabar no outro.  

Nosso espaço sempre tem se colocado a disposição, para intermediar este e outros tipos de situações referentes aos direitos dos cidadãos felipenses, num desejo de contribuir de forma voluntaria e responsável, para com a municipalidade. 
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR