Líderes santanenses querem vereador residente para 2016

Em Santana os principais líderes já discutem a representatividade da comunidade no Poder Legislativo, com foco nas Eleições Municipais 2016. Neste início de discussão, há um fundamental consenso: "Vamos eleger um vereador residente, na próxima Eleição". É o que garantem os líderes, Airton Meneses (Bacabá), Max Morais (Brexa) e Abdenes Martins.

Santana ainda não tem nome definido, mas dispõe de excelentes opções. Cito exemplo, a Professora Luíza Martins, filha do agricultor e líder da comunidade, Abdenes Martins, bem como o próprio líder Max Morais, um jovem batalhador, que sempre tem proporcionado benefícios não só para a comunidade, mas para todo município. 

Paralelo ao entendimento da comunidade, embora cedo, há uma pré-campanha em curso, Marcos Aurélio (Leto), Gerente da Empresa prestadora de serviços a Petrobras, Fortex, com origem na comunidade mas residente em Mossoró/RN, já externou que tenta viabilizar seu nome para disputar uma vaga no Poder Legislativo felipense representando a comunidade.
A pré-campanha de Marcos Aurélio é um projeto já descartado pelos líderes da comunidade de Santana, inclusive pelo seu próprio primo, Max Morais. Na verdade o desejo saudável da maioria, é que, a Professora Luíza Martins aceite o desafio. Caso contrário, outros nomes, de lideranças residentes na comunidade, serão colocados em discussão. 

Santana e a política felipense

Conhecedor da história política da comunidade de Santana, quero aqui aludir sobre alguns pontos pertinentes, para assim, possibilitar um maior entendimento acerca da questão.

Não desmerecendo o projeto político do cidadão pré-candidato, Marcos Aurélio, muito menos desmorecendo os vínculos e a história política dos que, hoje ocupam mandato eletivo em Felipe Guerra e dizem representar a comunidade de Santana, como é o caso do Vereador Otoniel Maia (PROS) e da vereadora Joedna Canela (DEM), quero aqui observar que, como toda Felipe Guerra, Santana é uma comunidade dividida politicamente, entre as cores verde (oposição) e vermelho (situação). 


Para viabilizar-se politicamente em Santana, o primeiro passo do pretendente deve ser definir-se em relação a qual lado pertence. Ficar sobre do "muro" é a certeza de que o "tiro" sairá pela "culatra". Lamentavelmente, alem de não residir se quer no município de Felipe Guerra, este é mais um problema o qual enfrenta o pré-candidato a vereador, Marcos Aurélio (Leto), que tenta atrair para seu projeto, simpatizantes de ambos os lados. Utópico.

Como os eleitores da comunidade se dividem entre o verde e o vermelho, se faz necessário observarmos a cena política considerando essa divisão. 

Lado verde

Em Santana os eleitores do lado verde, a chamada oposição bacurau, orientam-se com o líder Airton Menezes (Bacabá), o qual atualmente é seguido pelos demais líderes, Max Morais, Abdenes Martins, dentre outros.

A influência de Bacabá tem sido decisiva nas últimas Eleições Municipais, para os que se propõem representar a comunidade no Legislativo felipense.

Por exemplo, em 2008 não houve entendimento entre estes líderes e o então candidato a vereador, Joel Canela (DEM). Falta de entendimento que rendeu a Joel Canela, uma amarga derrota nas urnas. Os líderes por sua vez apoiaram com êxito, Pedro Cabral (PMDB). Em 2012, diante da decepção dos líderes com o vereador que estes apoiaram em 2008, foi possível o entendimento com Joel Canela. Entendimento que rendeu o atual mandato da vereadora, Joedna Canela (DEM), filha de Joel. Para as futuras Eleições Municipais 2016, o rompimento entre os referidos líderes da comunidade e a vereadora Joedna Canela (DEM), já está decretado. 


Lado vermelho

Em Santana os eleitores do lado vermelho, a chamada situação bicuda, se dividem entre os fiéis seguidores do vereador de 6° mandato, Otoniel Maia (PROS) e os liderados do Empresário, Tibério César, que à partir das Eleições Municipais 2012, segue firme com o vereador, Presidente da Câmara, Salomão Gomes (PR). Esse é um campo impenetrável para outros nomes.

Para concluir, apenas reiterando, líderes santanenses querem vereador residente para 2016.


Postado por Erinaldo Silva
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR