PROGRAMAÇÃO Gerência de Saúde vai espalhar laços vermelhos pela cidade e realizar testes rápidos e acompanhamento psicológico
Hoje é o dia mundial de Luta contra Aids. Em alusão à data a Gerência Executiva de Saúde, através do Programa Municipal de Combate e controle das Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS vai realizar hoje uma programação.
Durante todo o dia, equipes estarão na Praça Felipe Guerra, no Centro, realizando testes rápidos e acompanhamento psicológico nesse sentido para a população.
De acordo com a gestora do Programa e coordenadora das atividades junto à Gerência, Elizângela Gurgel, a orientação do Departamento Nacional de DST/AIDS é que todas as ações sejam adaptadas à realidade da sociedade. "Esse ano o departamento nacional está trabalhando com foco no público gay entre jovens e adolescentes, mas nós resolvemos abranger para toda a sociedade", explicou.
A programação de testes será realizada a partir das 8h até as 17h, sem um número limite de pessoas. "Nas outras vezes que realizamos a testagem nas praças tivemos um número entre 60 e 80 testes, e queremos dessa vez tentar um maior número, vai depender da disponibilidade das pessoas", continuou.
Para fazer o teste basta que a pessoa tenha em mãos a documentação pessoal com foto e o cartão do Sistema único de Saúde (SUS). "Não precisa estar em jejum. Serão feitas entrevistas pré e pós-teste com assistente social e psicólogo. O resultado do teste sai em 20 minutos", disse Elizângela Gurgel.
Ela destacou ainda a importância das pessoas realizarem os testes. "Hoje em dia não existe mais um grupo de risco. O que vemos é que mulheres casadas que só tem um parceiro estão contraindo a doença. Mas o que acontece é que as pessoas não querem fazer o teste porque acham que não têm como contrair, e as vezes por medo do resultado", disse.
Como a gerência não vai focar um público específico, a decisão foi por adotar somente a campanha 'Laço vermelho', que consiste em espalhar pela cidade laços grandes na cor vermelha, para simbolizar a luta contra a contaminação e contra o preconceito aos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Por isso hoje serão pregados grandes laços vermelhos em locais de destaques como o Palácio da Resistência, o Casarão Lili Duarte, as duas Unidades de Pronto Atendimento, o Centro Administrativo Alcides Belo e o Memorial da Resistência.
GazetaDoOeste
0 comentários:
Postar um comentário