Rock Grande do Norte reunirá seis bandas no Carcarás do Asfalto



Entre as atrações, um dos destaques é a banda “Childrens of the Beast”, cover oficial da banda Iron Maiden no Brasil. De Mossoró, as bandas “A Cruviana” (indie rock), Rasetsu (rock nipônico), Bones In Traction (trash metal).
Assis Neto diz que espera ótimo público para esta edição –
Foto Reprodução

Em 2005, ele resolveu organizar um evento que contemplasse a música autoral de Mossoró e região. A ideia surgiu a partir de um convite que fez a algumas bandas da cidade que já tinham um trabalho autoral mais consistente para, juntos, gravar uma coletânea chamada Som da Cidade e, a partir deste trabalho, começar a movimentar a cena musical em Mossoró. “Para lançarmos o álbum, criei o evento Rock Grande do Norte, no qual participaram, além das bandas envolvidas na coletânea, outras que atuavam ativamente na cena da cidade. O evento foi realizado no antigo Clube Aceu e foi um sucesso. Lotamos a casa e o evento tornou-se um festival”, fala Assis Neto, relembrando o início do Rock Grande do Norte.

No ano seguinte, de acordo com ele, o evento consolidou-se de vez com a participação de várias bandas locais e a atração nacional Biquíni Cavadão. Naquele ano, foi gravado a 2ª edição da coletânea Som da Cidade. Ela foi vendida junto com os ingressos. Essa atitude popularizou muito o som das bandas e várias delas tiveram suas composições incluídas nas listas de sucessos das rádios locais. “Além disso, consegui o incentivo cultural que ajudou a bancar o festival, através da Lei Câmara Cascudo, e gravei dois shows ao vivo da minha banda, Alfredo & Os Caras, que se transformaram em DVD e foi lançado em 2008″, destaca.

Para este ano, o Rock Grande do Norte contará com seis bandas: as revelações mossoroenses A Cruviana (indie rock), Rasetsu (rock nipônico), Bones In Traction (trash metal), a litorânea areia-branquense Paranóicos (Los Hermanos cover), a experiente Parole (rock regional) e, direto de SP, a Childrens of the Beast (cover oficial da banda Iron Maiden no Brasil).

Segundo Assis Neto, o cenário musical, no contexto da cidade, segue uma tendência nacional, aparenta apatia nos meios de comunicação tradicionais. “Tanto a TV como o rádio, insistem em modelos prontos e acabados de fórmulas de sucesso fácil que insistem em privilegiar músicas de pouco conteúdo e muito ritmo”, diz.

Mas para ele, a internet segue na contramão da mídia tradicional e revela-se uma fonte inesgotável de novos talentos e consagração dos tradicionais artistas. Muitos grupos, novos ou não, lançam álbuns totalmente virtuais que conseguem acessos superiores a 1 milhão e, com isso, conseguem ‘vender’ muito bem seus trabalhos. “Alguns artistas locais já se deram conta disso e conseguem popularidade razoável na ‘grande rede’ com vídeos/áudios que chegam facilmente à casa dos milhares de acessos e downloads. Exemplos são Artur Soares, Godhound, Bones In Traction, entre outros”, explica, salientando que “na música, o grande lance é despertar o interesse das pessoas. Eis o grande desafio que todo músico tem que vencer. Se ele já tiver uma boa abrangência na sua região, ajuda muito. Captar recursos através de projetos e leis de incentivos também é muito interessante”, diz.

ESPAÇOS CULTURAIS

Sobre os espaços culturais da cidade, Assis Neto acredita que ainda são poucos. “E os poucos que existem seguem a tendência, por uma questão de sobrevivência. Se o público é tímido e conservador em aceitar novas tendências, como os empresários serão ousados e arrojados sem correrem o risco do fracasso? Apesar disso, em algumas situações, aposto na contramão de algumas tendências e consigo o sucesso. Se pensasse só na questão financeira, não arriscaria”, diz ele que também mantém uma casa de shows na cidade, o Sélect Nouveau. “Tenho que ter versatilidade e senso de parceria. Hoje, para ser músico independente no Brasil e ser bem-sucedido é necessário ser de tudo um pouco, inclusive empreendedor. Atualmente, qualquer profissional das artes que pensar somente em palco, tende a ficar para trás. Por isso, uma coisa leva à outra”, salienta.

Uma noite de muito rock

Sem reclamar, ao contrário, esperançoso nos eventos que faz, Assis Neto destaca que o evento sempre tem ótimas parcerias e os empresários enxergam, na atividade, uma forma de tornar conhecida ou fixarem suas marcas entre o público que frequenta o Rock Grande do Norte.

O festival movimenta hotéis, restaurantes, bares e os meios de comunicação em geral. “Para você ter uma ideia do que estou falando, no ano passado firmamos parceria com uma empresa que comercializa motocicletas e presta serviços a uma marca muito conhecida no Brasil. Ao fim do evento, o gerente da concessionária relatou-me impressionado como o Rock Grande do Norte movimentou as atividades de prestação de serviços a motociclistas que vieram de outras cidades prestigiar o festival”, diz.

Segundo ele, sempre há novidades a apresentar e oferecer aos parceiros da iniciativa privada. “Por exemplo, no ano passado, ao consumir num posto de combustíveis ou loja de pneus e serviços que eram nossos parceiros, o cliente podia aproveitar e apresentar a nota de consumo nos pontos de venda de ingressos e ter até 50% de desconto no valor da entrada”, salienta.

Já no ano anterior, na compra da senha inteira, a pessoa levava um quilo de alimento não perecível como parte do pagamento e tinha desconto de até 30%. Com essa iniciativa, arrecadou-se quase 200kg de alimentos que foram doados a uma instituição local que acolhe crianças vítimas de câncer que estão em tratamento. “Ou seja, sempre estamos trazendo novidades a cada edição, o que movimenta e estimula os nossos seguidores a interagir com os parceiros e apoiadores”, finaliza.

INGRESSOS

Para ter acesso ao evento, os interessados podem adquirir os ingressos na Center Plantas, localizada na Avenida João da Escóssia (próximo ao Nogueirão) ou na loja Taco do Partage Shopping.
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