ONTEM NO DEFATO!!30 de setembro: a data maior



Ao longo dos seus 139 anos, Mossoró construiu um legado de pioneirismo, resistência e bravura, fazendo com que sua gente se orgulhe de fatos históricos como o primeiro voto feminino, a resistência ao bando de Lampião, o motim das mulheres que impediu que maridos e filhos fossem recrutados para a Guerra do Paraguai e principalmente pela Libertação dos Escravos, cinco anos antes da Lei Áurea.
Esse fato aliás, fez com que os mossoroenses elegessem o 30 de setembro como a data maior do Município, com direito a feriado e desfile. A festa que praticamente substituiu a emancipação da cidade é comemorada com muita festa e orgulho cívico.
Foi exatamente em 30 de setembro de 1883, que o presidente da Sociedade Libertadora Mossoroense, Joaquim Bezerra da Costa abre sessão solene no 1º andar do prédio da Câmara Municipal, onde hoje é o Museu com a seguinte declaração: "Livre o Município de Mossoró da mancha negra da escravidão". Além dos abolicionistas, os salões da câmara estavam lotados de populares.
De acordo com o historiador Geraldo Maia, depois da sessão, a festa tomou conta da cidade. "A cidade ficou em festa pelo feito histórico e pioneiro. Além da alegria, as pessoas estavam orgulhosas", destacou.
Uma curiosidade destacada pelo historiador é que Mossoró, particularmente nunca foi uma cidade escravocrata. Possuía apenas 153 escravos em 1862, para uma população livre de 2.493 indivíduos.
"Estaticamente o percentual era insignificante. A cidade não tinha engenhos; cuidava do gado e para isso não precisava de muitos braços", justificou. LEIA MAIS
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

1 comentários:

Anônimo disse...

excelente. só vem confirmar o q digo. parabéns

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR