Sebrae abre minifábrica no Vale do Açu



Oeste - O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) inaugura no próximo dia 4, através do Projeto de Cajucultura, a nova minifábrica de beneficiamento de castanha de caju no Assentamento Novo Pingos,
localizado no Vale do Açu. O espaço foi ampliado e revitalizado. Com a reestruturação, serão beneficiadas, anualmente, cerca de 200 toneladas de amêndoas de caju. O evento acontece às 14h.

As melhorias implementadas na minifábrica possibilitam uma série de benefícios para os produtores de castanha de caju da região. Além de agregar mais valor ao produto - que terá um acréscimo de cerca de 20% no preço da castanha in natura - a operação das oito máquinas responsáveis pelo corte do produto possibilitará um aumento na produção, com o beneficiamento de até quatro toneladas ao mês. No âmbito social, a ampliação do empreendimento significa a geração de 13 novos postos de trabalho aos assentados, com benefícios para mais de 120 pessoas que trabalham com agricultura familiar no assentamento.

"Desde o início o Sebrae se empenhou na capacitação dos produtores, porque sabemos que este é um projeto que trará muitos benefícios para eles, que poderão aproveitar de forma mais eficiente a produção e vender a um preço melhor tudo que é produzido" destaca João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae/RN.

Além de ter a estrutura ampliada, a minifábrica passou por um processo de adequação às normas da Vigilância Sanitária, o que garante mais segurança e qualidade aos produtos fabricados no local.

A expectativa é de que a capacidade de produção de amêndoas seja dobrada a partir do quinto ano de produção. A expansão da atividade de produtos e subprodutos da cajucultura - a exemplo do aproveitamento do pendúculo do caju para poupa - durante este período também é uma das metas para os próximos anos. "Nossa intenção é desenvolver outros tipos de atividades na minifábrica futuramente, o que trará ainda mais benefícios à população local e novidades ao mercado", acredita o gestor de Cajucultura do Sebrae/RN, Lecy Gadelha. LEIA MAIS
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR