O QUE SE PASSA EM FELIPE GUERRA?


Sexta feira 5 de março de 2010,

Tarde ensolarada no município de Felipe Guerra, clima quente com céu com poucas nuvens, pouco movimentos nas ruas, dia calmo..

Felipe Guerra nossa cidade passiva e querida por quem nós visita, venha neste final de semana conhecer nosso município, conheça nosso espaços de lazer...

PARABÉNS CARAÚBAS, PELOS 142 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA



Caraubenses festejam 142 anos de história.

Localizado na chamada Zona Oeste do estado do Rio Grande do Norte, o município de Caraúbas se tornou, ao longo de sua história, num dos mais prósperos da região. Hoje, está sendo festejado mais um capítulo, mais precisamente o 142º.

Segundo relatos históricos, o primeiro desbravador foi Baltazar Nogueira, que era filho de Manoel Nogueira, o fundador do município de Apodi. Na realidade, teria Baltazar se estabelecido numa fazenda, nas proximidades da lagoa do Apanha-Peixe. Após fixar moradia, ele se dedicou à criação de animais e ao plantio de gêneros agrícolas. Porém, em uma de suas andanças para o estado do Pernambuco, os índios que habitavam a região, destruíram sua propriedade. Isso aconteceu no final do século XVII.

Bela imagem da "Lagoa do Apanha-Peixe".

No século XVIII, chegou à região o General Francisco de Souza Falcão. Vindo do Pernambuco, trazia consigo as sesmarias, de grande parte das terras que hoje compreendem ao município de Caraúbas e outro, circunvizinhos. Assim, ele fixou moradia numa fazenda na data "Cachoeira". Juntamente com sua família, passou a praticar agricultura e a pecuária.

Ao retornar de uma de suas viagens feitas ao Pernambuco, trouxe consigo um sobrinho de sua mulher, de nome Leandro Bezerra Cavalcanti. Naquela época, o que ninguém imaginou, era que o rapaz iria mudar os rumos do lugar, se tornando um dos maiores personagens da nossa história.

Casando com sua prima, Ana, Leandro fixou moradia nas proximidades do "riacho das caraúbas", onde se dedicou a várias práticas agrícolas. Em um desse anos de seca, a situação estava muito complicada. Por isso, ele fez uma promessa ao mártir São Sebastião. O pedido foi de que se não faltasse água para seu rebanho, seria erguida uma capela em homenagem ao "Santo Guerreiro".

Imagem do "riacho das caraúbas", local em que se iniciou o povoamento da "cidade" e que deu nome ao nosso município.

Tendo conseguido alcançar a "graça", o casal se comprometeu em construir a capela e assim foi feito. Trouxeram uma imagem de São Sebastião para colocar no templo (que foi remodelado), que até hoje é visitado por milhares de fiéis, durante o ano todo. Porém, já naquela época foram fixadas as primeiras moradias da cidade, numa área que historicamente é chamada de " o quadro da igreja".

Foto antiga, da Igreja Matriz de São Sebastião.


Foto antiga do "quadro da igreja".

O distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
Município de Caraúbas, que se desmembrou de Apodi.

Desse modo, foi ao redor da humilde capela que se desenvolveu a cidade e, consequentemente, o município de Caraúbas. Na verdade, a bela história do nosso município por vezes se confunde com a luta da nossa gente, do nosso povo. E é isso que sempre chamou atenção, ao longo desses 141 anos.


Fonte: Livro Caraúbas Centenária


Por MAYKON OLIVEIRA DIRETO DO BLOG SITE CARAUBAS HOT NEWS

Assim como nossa Felipe Guerra a cidade de Caraúbas nossa vizinha, tem uma bela história de emancipação politica, quero parabenizar os caraubences pelos 142 anos do município.

Polícia apreende mercadorias no Vuco-Vuco e realiza operação no combate a receptadores


A prisão de um assaltante ocorrida na manhã de ontem nas proximidades da feira Vuco-Vuco desencadeou uma operação no combate a receptadores de celulares. Três bancas de comerciantes não cadastrados para revender celulares tiveram as mercadorias apreendidas por agentes da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) e os proprietários dos quiosques foram intimados a depor para, em seguida, serem liberados.

A operação teve início depois que policiais militares efetuaram a prisão de um suspeito identificado como Alex Maia de Oliveira, o "Alex Gardenal", que é foragido do Estado do Ceará.

Ele foi preso nas imediações do Vuco-Vuco após ter roubado dois celulares pertencentes a estudantes do Colégio Evangélico. Os alunos foram ameaçados e obrigados a entregar os telefones para o assaltante após sair da instituição de ensino, localizado na Rua Francisco Peregrino, Centro. LEIA MAIS

fonte: gazeta do oeste

Ufersa divulga lista dos candidatos aprovados


A Universidade Federal Rural do SemiÁrido (UFERSA) anuncia hoje o resultado da terceira etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) que considera nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2009) - forma de ingresso utilizada pela instituição e que substituiu o vestibular -. A relação será divulgada no site: http://www2.ufersa. edu.br/portal
Na etapa suplementar foram ofertadas pela instituição 338 distribuídas em todos os cursos dos campi de Mossoró e de Angicos, segundo Pró-reitoria de Graduação. E até à tarde de quarta-feira, 4.900 candidatos se inscreveram para concorrer às vagas. Na segunda etapa do SiSU, 9.200 candidatos efetuaram inscrição.

De acordo com José de Arimateia, pró-reitor de Graduação da Ufersa, o período para o candidato selecionado efetivar a ocupação da vaga, através de matrícula, será de 9 a 12 deste mês, no horário das 7 às 11h e das 14 às 17h. Neste período, eles devem apresentar carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor histórico escolar de conclusão do ensino médio (cópia e xerox), duas fotos 3x4 recentes e iguais e no caso de homens, carteira de reservista.

Caso ele não apresente a documentação exigida, a vaga será aberta e destinada aos candidatos classificados na lista de espera, considerando o desempenho.

Nas etapas anteriores, o percentual de matrículas na Ufersa foi considerado pela Pró-reitoria de Graduação bem abaixo do esperado.

Uma das novidades desta etapa é a publicação de uma lista de espera caso os candidatos selecionados não se matriculem, de forma a evitar que as vagas disponibilizadas não sejam preenchidas. Na lista é levada em consideração a classificação do candidato na seleção.

Segundo Portaria do Ministério da Educação, publicada em 24 de fevereiro, para as vagas que não forem preenchidas nesta última etapa do processo, o SiSU disponibilizará uma lista de espera para cada curso. Ainda segundo a Portaria caberá ao candidato confirmar no sistema o seu interesse em ocupar a vaga disponibilizada pelas universidades. Essa confirmação garante somente a permanência do candidato na lista de espera.

fonte: gazeta do oeste
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR