INFORMATIVO FELIPE GUERRA PELO AGENTE JOVEM PARTE I



APRESENTAÇÃO

Esse informativo é fruto de um curso da capacitação que tinha como tema, o turismo e meio ambiente, no qual foram discutidas as condições de sustentabilidade local. Onde foram visitados vários locais e pertinentes a esse curso, como o Zoobotânico da ESAM e também nossas particularidades locais
A idéia da produção desse informativo surgiu aparti de duas necessidades que foram percebidas durante o curso.

A necessidade de informa nossos cidadãos sobre aquilo que temos e não conhecemos.
A necessidade de mostrar um pouco dos nossos grandes valores e alertar nossa população para a preservação de tais valores, para que um dia nossas gerações futuras tenham o direito de conhecer aquilo que lhes antecedeu.
É importante lembrar que a produção desse informativo só tornou – se possível devido a um sentimento de responsabilidade com a causa que se desenvolveu dentro do grupo do Agente Jovem e principalmente do companheirismo e cumplicidade entre o grupo e o capacitor


INFORMATIVO FELIPE GUERRA PELO AGENTE JOVEM PARTE I

Histórico do Município
Desde os primeiros tempos de sua existência a região era conhecida pelo nome “Brejo” de Apodi ou simplesmente Brejo. Depois o povoado passou a denominar- se de Pedra de Abelha , em função do grande número de grutas, abrigos e pousadas de vespas (abelhas) que tiravam o néctar das flores a matéria prima para a fabricação do mel.

O município de Felipe Guerra foi criado em 18 de setembro de 1964 através da Lei n° 2.926, por iniciativa do governo de Aluizio Alves, em decorrência da chegada para o local dos primeiros habitantes vindos de Aracati – CE, cuja origem étnica lembrava os povos portugueses.
O novo município recebeu o nome de Felipe Guerra (numa homenagem ao Bacharel em Direito Felipe Néri de Brito Guerra).

Quem foi Felipe Guerra?
Felipe Guerra caiu no esquecimento absoluto, ninguém sabe quem foi. Sua vida e obra são plenamente desconhecidas aos ilustres munícipes. Objetivamente resgatar a imagem da Felipe Guerra, cuja vida e obra justificaram a escolha do seu nome para o patrono da cidade, nós seus descendentes, decidimos apresentar aos louváveis cidadãos do município, sua brilhante biografia.
Dessa forma optamos, no presente artigo apenas tecermos dados informativos sobre o patrono da cidade, ao passo que a vastidão de sua vida e obra, especialmente sua analise, é tema mais apropriado para monografia, uma vez que não caberia nas paginas do pequeno informativo que foi desenvolvido.

Felipe Néri de Brito Guerra, nascido ao 26.05.1867, exerceu varias atividades ao longo de quase 84 anos de vida. Fora Promotor Deputado Estadual por três mandatos (dentre as quais como deputado constituinte), Juiz de Direito, Procurador Geral do Estado, Desembargador, Pesquisador incansável, Escritor de escola, Professor de Gerações e Diretor Geral do Departamento de Educação do Estado, dentre outros Cargos Exercidos.

Foi ainda presidente da sociedade de Assistência à Infância, membro do IHG/RN (Instituto Histórico e Geográfico) da Liga do Ensino do RN (cuja participação sempre é lembrada pela Profª Noilde Ramalho) entidade mantenedora da Escola Doméstica de Natal, Colégio Henrique Castriciano e da FARN (Faculdade para desenvolvimento do RN).

Fundou a Sociedade para Defesa do Nordeste aos 11 de julho de 1915, sendo o primeiro presidente. Foi ainda incansável pela construção (ao lado de Jerônimo Rosado) da ferrovia, especialmente do sonho de ligar Mossoró ao Rio da Unidade Nacional.“Segundo estudioso dos problemas regionais, especialmente o fenômeno das “secas”, publicou várias obras, dentre elas: “Ecologia Nordestina”, “Secas contra a Seca”, Ainda o Nordeste”, Seca de 1915, O porto de Mossoró, história militar do Rio Grande do Norte, Cera e Carnaúba e Nordeste Semi – Áridos velhos problemas sempre atuais.

CONTINUA!!!
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR