RN - Agricultores do Médio Oeste receberão R$ 400 mil



MÉDIO OESTE - Mais de 150 agricultores do Território Sertão do Rio Grande do Norte se reuniram ontem em Apodi para discutir o balanço nas matrizes de 2008 e 2009 do Programa Territórios da Cidadania do Governo Federal. A pauta era a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar, na modalidade infra-estrutura (PROINF) 2009, expansão do Projeto Algodão, fruto da Parceria Projeto Dom Hélder Câmara, Petrobras e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), além da implementação de novos projetos do Fundo de Incentivos Ambientais (FIA).

O valor de recursos investidos desta vez ultrapassa 400 mil reais, envolvendo também a contra partida das comunidades.No evento foi realizada ainda a assinatura de contratos financiados pelo Projeto Dom Hélder/ELO. Essa é a terceira vez este ano que são assinados beneficiando as famílias do sertão do Apodi.Desta vez, três novos contratos foram assinados destinados ao município de Caraúbas. Todos os projetos foram elaborados pela Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável (ATOS).

O primeiro investimento beneficiará mais de 30 famílias da comunidade de Galho do Angico com o beneficiamento e produção de doces, tendo como produto principal o caju, beneficiando. A valorização da fruticultura de sequeiro se mantém no segundo projeto que visa a implantação de uma unidade de beneficiamento de frutas, para produção de polpa e doce. O empreendimento será construído na comunidade rural de Pedra II, atendendo a mais 30 famílias.Segundo a supervisora do Projeto Dom Hélder, Rosana Gurgel, o diferencial, nestes dois projetos, é que serão gerenciados e executados pelos grupos de mulheres destas áreas.

O terceiro investimento em Caraúbas atenderá o Assentamento Santa Agostinha, beneficiando diretamente 31 famílias com a construção de um entreposto de mel e aquisição de equipamentos. Esse é o primeiro entreposto de mel no município que também será responsável por captar a produção de todas as cidades ao seu entorno.Segundo o agricultor e presidente do Assentamento Santa Agostinha, Francisco Evanildo Costa de Melo, o trabalho com apicultura em sua área é realizado pelo grupo de jovens.

"Como jovens, tínhamos um grande sonho que hoje se torna realidade", argumentou.A solenidade de assinaturas, ontem, contou com a presença do vice-prefeito de Caraúbas, Alcivan Viana, do Gerente Financeiro do PDHC, Geraldo Firmino, dos presidentes e demais representantes das Comunidades beneficiadas, de diretores da ONG Atos e da Supervisora do PDHC, Rosane Gurgel e do secretário de Agricultura de Apodi, Eron Costa."Esperamos com estes investimentos consolidar ações em andamento nestas comunidades e oportunizar a geração de renda para as famílias envolvidas, neste caso em especial para jovens e mulheres, além de fazer esta aproximação do rural com o urbano, oferecendo as pessoas do município e região produtos de qualidade e oriundos da agricultura familiar", concluiu a supervisora, Rosana Gurgel.

← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR