Rio Grande do Norte lidera ranking sobre sensação de insegurança na região Nordeste



O Rio Grande do Norte é o estado do Nordeste com o menor percentual (70,8%) de pessoas que se sentem seguras em seus domicílios, na população de dez anos de idade ou mais, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice fica bem abaixo das médias da região Nordeste (78,7%) e do Brasil (78,6%).

Os números da publicação "Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2012", lançada pelo IBGE, também mostra que o RN apresenta o menor percentual (56,3%) da região entre as pessoas que se sentem seguras em seus bairros. As médias do Nordeste (65,9%) e do país (67,1%) também são superiores.

Com relação ao sentimento de segurança das cidades, o RN fica em segundo lugar na região Nordeste. O percentual apresentado pelo Estado (44,8%) é maior apenas que o do Ceará (43,3%). Os percentuais ficam bem abaixo da média da região Nordeste (51,3%) e do Brasil (52,8%).

A pesquisa destaca que a sensação de segurança é maior nas áreas rurais do que nas urbanas. A média do Brasil para os domicílios rurais é de 84,5%, enquanto que nos urbanos o percentual cai para 77,5%. A região que apresentou os menores índices de sensação de segurança no país foi a Norte com 71,6% nos domicílios. Já a região Sul foi a que apresentou os índices mais baixos (81,9 %), com relação aos domicílios.

O estudo é baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2011) referentes ao tema Vitimização e Justiça e se respalda em dados de outras pesquisas do Instituto e de fontes externas, como ministérios da Educação, Saúde e Trabalho.

O Mossoroense
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

2 comentários:

Secretaria Municipal de Saúde disse...

COMUNICADO da Secretaria Municipal de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Felipe Guerra vem por meio deste, comunicar às pessoas que nos últimos meses realizaram exames através desta Secretaria e do Sistema Único de Saúde (SUS), que os resultados se encontram na sede desta Secretaria situada na Avenida Mirasselva. Ao mesmo tempo esclarecemos que, compete aos pacientes se dirigirem ao local informado para pegar seus exames.

O intuito é evitar o acumulo de exames na Secretaria, e para que assim os pacientes possam dar continuidade aos seus respectivos tratamentos.

Sem mais para o presente, agradecemos a compreensão de todos.

Felipe Guerra 03 de Dezembro de 2012

Erinaldo Silva – ASCOM Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde disse...

Secretária de Saúde do município prepara reativação de Postos de Saúde na Zona Rural do município

A Secretaria municipal de saúde do município de Felipe Guerra/RN, Doutora Girlene Ferreira, prepara a reativação dos postos de saúde da Zona Rural do município. No último Sábado, 1° de Dezembro, a Secretaria acompanhada da Coordenadora da Secretaria de Saúde, Senhora Jaqueline Gurgel, e do ex-secretario de Saúde do município o Senhor Marcos Fernandes, visitaram as instalações dos postos localizados nas comunidades Santana, Mulungu e Arapuá.

A Secretária se deparou com uma situação de total abandono e precariedade nos postos de saúde. Na ocasião, a Secretaria e sua equipe fizeram um levantamento acerca das medidas necessárias e cabíveis a serem tomadas para que haja as condições de reativação de todos os postos de saúde da Zona Rural.

A previsão de retorno do funcionamento está prevista para Janeiro de 2013.

Erinaldo Silva – ASCOM Secretaria Municipal de Saúde.

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR