Nehilton Barreto, Gerente regional da CAERN, dar esclarecimentos aos felipenses no programa Manhã interativa, na 104 fm!



A audição de hoje, 02 de abril, do programa Manhã Interativa, adentrou no debate de um dos mais antigos problemas vivenciados pela sociedade felipense, a má qualidade e ineficiência do serviço de abastecimento de água realizado pela Caern (Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte) no município de Felipe Guerra. Na ocasião, o entrevistado foi o senhor Nehilton Barreto, Gerente regional da companhia, que responde por mais de 60 municípios do Estado.

A discussão desta velha problemática foi retomada ontem, 01 de abril, no portal de notícias local, Felipe Guerra Info, pelo Blogueiro felipense Edson Neres, com base em denuncias de cidadãos felipenses em relação a má qualidade do serviço prestado pela Caern.

O tema que logo ganhou repercussão, também no dia de ontem, foi debatido no programa de rádio Forrozão da 87, na FM Boas Novas, que tem como âncora o Radialista Marcio Costa.

A discussão contou com a participação de muitos cidadãos e cidadãs felipenses, que consideram omissão, o comportamento da companhia de abastecimento do Estado, em relação aos problemas vivenciados no município de Felipe Guerra.

Em entrevista ao Manhã Interativa da FM Liberdade, na manhã de hoje, o Gerente regional, Nehilton Barreto, externou que está acompanhando a discussão sobre a problemática envolvendo a Caern no município de Felipe Guerra e que prepara medidas e intervenções com o intuito de sanear os problemas da Caern no município.

Questionado sobre vários pontos pertinentes da discussão, o Gerente reforçou à tese defendida pelo apresentador do programa, de que a ineficiência dos serviços prestados pela companhia de abastecimento no município de Felipe Guerra, não se atribui apenas a Caern, ou aos poderes públicos locais constituídos, mas que este é sim um problema social, agravado por vários fatores.

Recorrendo ao banco de dados da empresa, Nehilton Barreto, explicou que em Felipe Guerra, apenas cerca de 50% das famílias cadastradas, agem corretamente com a Caern, sendo que grande parte das demais famílias do município, usufruem da água fornecida pela companhia, de forma clandestina, através do famoso "gato".

Outro ponto destacado pelo Gerente, foi o fato de que cerca de 1/3 (um terço) das residências cadastradas na empresa, ainda não possuem instalados os hidrômetros, o que tem dado margem para um grande mau uso do precioso líquido.

O Gerente explicou, que a Caern está fornecendo em Felipe Guerra, certa de 85 mil metros cúbicos de água por hora e que ainda assim não tem sido suficiente. Quando matematicamente, 40 mil metros cúbicos por hora, deveriam suprir as necessidades de todas as famílias cadastradas que estão em dia com a empresa.

Nehilton Barreto externou ainda, que se a sociedade não tem sido leal com a companhia, o Poder Executivo do município não tem agido diferente, pois, nos últimos anos, contraiu grande divida com a empresa, não tem manifestado nenhum interesse em saná-la e muito menos, em trabalhar em conjunto com a Caern para buscar soluções para os problemas existentes. Explicando, que desta forma, fica ainda mais difícil garantir qualidade na prestação do serviço, pois, para mudar o quadro atual a empresa teria que entrar em um cenário de prejuízos gigantescos.

No entanto, diante dos problemas e das constantes cobranças por parte da sociedade, o Gerente Nehilton Barreto explicou que, não há mais como conviver com a problemática, aguardando a sociedade usar de consciência, bem como os poderes públicos do município assumirem os seus papeis. Alertando, que medidas drásticas serão adotadas e que não informaria a data, pois, pretendia pegar muita gente, que age clandestinamente, de surpresa.

Dentre as medidas, o Gerente adiantou por exemplo: instalação de hidrômetros em todas as residências cadastradas onde o fornecimento está ativo; intensificação da fiscalização; combater de forma mais dura as ligações clandestinas ("gatos"); combater de forma dura a utilização de bombas de sucção, quem vem sendo utilizadas diretamente na rede de abastecimento, o que tem agravado ainda mais a situação; reformular a distribuição do fornecimento e aperfeiçoar a comunicação e negociação tanto com o Poder Executivo quanto com as famílias inadimplentes, para que ambos busquem renegociar e sanar dividas contraídas.

O Gerente regional Nehilton Barreto, finalizou a entrevista, dizendo estar sempre a disposição da sociedade e da imprensa de Felipe Guerra e da região, para a discussão e solução de todo e qualquer problema que envolva a Caern. Reforçando que mais cedo do que o que se possa imaginar, a sociedade felipense presenciará tais medidas sendo adotadas, que os resultados serão significativa melhora na prestação do serviço de abastecimento, realizado pela Caern no município de Felipe Guerra.

Texto: Erinaldo Silva Fonte: Blog do Erinaldo Silva
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR