Felipe Guerra pode perder um dos seus mais belos Pontos Turísticos



Patrimônio Natural Ameaçado

Ao visitar mais uma vez o Olho D’água do Tetéu, mais conhecido pela população como “Buraco do Tetéu”, pôde-se observar que já não existe demanda de água no local, fato muito inusitado, pois se trata de uma nascente, que mesmo em períodos de estiagem rigorosa jorrava água com certa força em direção ao Rio Apodi-Mossoró.

Não foi feito nenhum estudo específico, mas acredita-se que há a interferência direta da construção da Adutora Santa Cruz-Mossoró, pois as escavações e montagens de estruturas e encanações em certa profundidade pode ter mudado o percurso das águas subterrâneas ou até mesmo barrado.

Entenda melhor a situação:

O fluxo de água subterrânea segue um percurso, obedecendo ao sentindo topográfico do ponto mais alto ao mais baixo, tendo algumas falhas como facilitadores desse movimento (As setas em azul indicam o sentido de fluxo).



Com o barramento (Reta azul no canto esquerdo indica o barramento feito pela adutora), ficará impossível que o abastecimento dessa nascente seja feito, assim, dificilmente veremos o Olho D’água do Tetéu na ativa ou apenas em épocas chuvosas, quando a demanda de água ultrapassaria o barramento.

O pior ainda não se viu, pois há o receio que a Cachoeira do Roncador, Caripina e o tradicional Olho D’água do Brejo também corram risco de desaparecer.

Felipe Guerra necessita de maiores cuidados com suas riquezas naturais, uma situação como essa deveria chamar a atenção das autoridades com urgência, recursos naturais como esses são insubstituíveis.

Renan Costa, Geólogo.
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo essa adutora tá passando longe daí. Quanto as obras da adutora a passagem pelo filete de água que desaguam no curso das cachoeiras serão elevadas não causando alteração. Além do mais, essa região de terrenos sedimentares ocorre muito esses deslocamento de certos cursos de água...abço

Renan Costa disse...

Quero lembrar que se trata apenas de uma hipótese, a questão de falta d'água nessas nascentes pode ser por muitos motivos, mas natural não parece ser...

Canguaretama Em Chamas disse...

Se possível gostaria que vc divulgasse no seu blog a seguinte postagem:
CONVITE: O Blogueiro do Canguaretama em Chamas, Erivan Ferreira, convida a todos para o lançamento do seu livro: "A Feira Livre de Canguaretama"
http://www.canguaretamaemchamas.com.br/2013/11/convite-o-blogueiro-do-canguaretama-em.html




CONVITE: O Blogueiro do Canguaretama em Chamas, Erivan Ferreira, convida a todos para o lançamento do seu livro: "A Feira Livre de Canguaretama"

Prezados Amigos...

Vocês são nossos convidados especiais para o lançamento do livro:


A Feira Livre de Canguaretama



Escritor:
Erivan Ferreira
Data: 03 de dezembro de 2013
Horário: 20 horas
Local: Pavilhão da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição Canguaretama/RN
Informações: (84) 9181-5184/3241-2863



A obra soma 64 páginas. O prefácio é assinado pelo economista e geógrafo João Balbino da Costa Filho. A ilustração da capa é assinada pelo próprio autor e traz uma representação da feira livre criada pela artista Elisabeth Teixeira.

Durante o lançamento do livro, haverá uma exposição de belas imagens da feira da cidade retratando o ontem e o hoje, produto das lentes do fotógrafo Iraktan Ramos e do próprio autor Erivan Ferreira.

A festa de lançamento será abrilhantada pela música popular brasileira tocada e cantada por artistas locais e regada ao som do saxofonista Alex Sérgio.

O livro traz uma abordagem histórica, social, econômica e cultural da feira livre e conta a história de várias personalidades (alguns in memoriam) que trabalham ou já trabalharam na feira livre da cidade.

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR