Casos de dengue no RN aumentam 116% em 2015, diz Sesap



Boletim traz dados de janeiro a outubro deste ano. Apesar do aumento, secretaria diz que estado permanece livre de epidemia.
 (Foto: Fernanda Sunega/ PMC)
O número de casos de dengue no Rio Grande do Norte teve um aumento de 116,33% em 2015. A informação é do Programa Estadual de Controle da Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), divulgada nesta quarta-feira (4). Foram notificados 26.444 casos suspeitos de dengue do início do ano até o dia 24 de outubro, dos quais 5.405 foram confirmados. Em relação ao ano passado, no mesmo período, se observa um aumento de 116,33% no número de casos notificados.

Entretanto, apesar do aumento, a Sesap diz ter verificado uma "expressiva diminuição no número de notificações de dengue", iniciando a queda a partir da semana epidemiológica 14, indicando que o estado permanece num quadro não epidêmico.

No cenário atual, nas últimas seis semanas epidemiológicas (13/09 a 24/10), o número de municípios com incidência acumulada alta de dengue - que são municípios que notificaram mais de 300 casos da doença por 100.000 habitantes - passou de 95 municípios para apenas 1 município com alta incidência da doença: Timbaúba dos Batistas.

Doze municípios encontram-se 'silenciosos', ou seja, não notificaram nenhum caso suspeito de dengue, o que aponta uma necessidade de sensibilizar os profissionais de saúde para a responsabilidade de notificarem todos os atendimentos que se enquadrarem na definição de caso suspeito para dengue definido pelo Ministério da Saúde.

Fonte/G1/RN
← ANTERIOR PROXIMA → INICIO

0 comentários:

.

WWW.FELIPEGUERRAINFO.BLOGSPOT.COM.BR